Candidatos de provas enfrentam questões de matemática e ciências da natureza, envolvendo fórmulas e raciocínio lógico para problemas contextualizados.
As provas do Enem foram iniciadas no sábado (9), com a aplicação das provas de linguagem e matemática. à tarde. O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais instrumentos de avaliação da educação no Brasil, com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes de ensino médio.
Este domingo (10), as salas de provas estarão abertas ao meio-dia, marcando o início do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, os estudantes poderão acessar a sala de provas e começar a realizar as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e de ciências humanas e seus anos. à tarde.
Enem: Provas de Exatas e Ciências da Natureza
No segundo dia do Enem, os candidatos enfrentam um desafio ainda maior, pois precisam resolver questões de exatas, nas áreas de matemática que envolvem raciocínio lógico e cálculos, e de ciências da natureza, com questões de física, química e biologia. Cada uma das áreas conta com 45 perguntas, totalizando 90 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas até as 18h30. Com o tempo restrito, a pergunta que todos fazem é: vale a pena decorar fórmulas? O coordenador do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, Ricardo Marcio, explica que não vale a pena decorar fórmulas se o aluno estiver pensando em memorizá-las sem entender as grandezas envolvidas no conteúdo. Quando falamos do Enem, estamos falando de uma prova contextualizada, com textos mais extensos e com vários fatores a serem considerados na resolução de um problema.
Então, se você apenas sabe a fórmula, mas não compreende o papel de cada grandeza, de cada elemento, de cada variável envolvida, realmente não vale a pena. Qual é o melhor caminho? De acordo com Marcio, no Enem, o aluno não vai encontrar um exercício simples, como por exemplo, ‘calcule a área de um triângulo cuja base é X e a altura é Y’, no qual basta aplicar uma fórmula e pronto. As questões sempre apresentam um contexto. Então, como relembrar essas fórmulas? Um recado para quem já estudou: não se preocupe em decorar fórmulas por decorar. ‘Se você já estudou, o importante é retomar um ou outro exercício dos assuntos mais frequentes no Enem. Ao revisar suas anotações e exercícios, você vai relembrando pontos importantes, o que certamente é uma ótima preparação para a prova’, orienta.
Mesmo com o segundo dia do Enem voltado para provas de exatas, a leitura e a interpretação de textos são fundamentais para correta realização do exercício. O coordenador lembra ainda que, especialmente na prova de matemática, o teste costuma trabalhar com problemas contextualizados envolvendo as quatro operações básicas. O que posso revisar nessa reta final? Para dar aquela mãozinha para os candidatos, a pedido do g1 Campinas, o coordenador apontou quais os principais assuntos que devem cair nas provas do segundo dia do Enem. Em matemática, proporcionalidade, especialmente porcentagem; escalas e conversão de unidades; em geometria plana, revisar áreas de figuras como triângulos, quadriláteros e circunferências; trigonometria e geometria espacial; volumes, como cilindros e cones; sequências numéricas, com progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG); problemas com médias: média aritmética e ponderada.
Horários e Tempo de Prova no Segundo Dia do Enem
No segundo dia de provas do Enem, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília. O início das provas é às 13h30 e o tempo de duração será de cinco horas, com encerramento às 18h30.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo