Objetivos e valores pessoais influenciam na concepção de sucesso e felicidade através do autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e mentalidade de crescimento.
O conceito de sucesso no Brasil é frequentemente associado a conquistas profissionais, mas podemos alcançar a felicidade e o sucesso de maneira mais holística, considerando não apenas as metas profissionais, mas também as relações pessoais e o bem-estar. Portanto, é essencial questionar nossas percepções sobre o sucesso e o sucesso pessoal.
Algumas dessas dúvidas incluem saber se valorizamos o tempo com os seres queridos, se somos capazes de ser bem-sucedidos em nossos esforços para aprender e crescer, se temos uma boa relação com a natureza e se somos capazes de encontrar sucesso em nossas metas pessoais e profissionais. Verificando esses aspectos, muitas pessoas podem estar mais bem-sucedidas e felicíssimas do que imaginavam em sua vida.
Autoconhecimento para o Sucesso
Scott Mautz, um renomado especialista em liderança e desenvolvimento pessoal, enfatizou em uma entrevista à CNBC que alcançar o verdadeiro sucesso exige uma profunda introspecção. Ao responder positivamente às questões abaixo, você pode melhor entender e valorizar suas conquistas e felicidade.
1. Você está em busca de seus objetivos? A primeira etapa é definir o que sucesso significa exclusivamente para você. Abandonemos a definição de sucesso que os outros esperam e focarmos naquela que é relevante apenas para nós, pois a única definição de sucesso que importa é a nossa. Portanto, devemos estabelecer uma distinção clara entre nossos objetivos e os da sociedade, bem como da família e amigos, pois talvez já tenhamos conquistado nossas metas, mas as pessoas ao nosso redor não concordem. Um exemplo claro é a mulher que decidiu não ter filhos, mas que se sente constantemente questionada pelas pessoas ao seu redor. Isso não a torna menos bem-sucedida do que a mulher que decidiu ter uma família grande, pois ela está alcançando suas metas e objetivos pessoais.
2. Você vive de acordo com seus valores? De acordo com Mautz, as pequenas coisas que você faz todos os dias exemplificam quem você é. Viver intencionalmente de acordo com seus valores demonstra que você é focado e disciplinado, e ambos são formas de sucesso. Assim, por exemplo, se você for contra a guerra, mas contra seus valores, aceitar um emprego bem remunerado financiado por uma empresa que produz armas, certamente não será tão felicidade ou bem-sucedido quanto seria se fosse fiel aos seus ideais. Atualmente, um sinal de autenticidade, como viver de acordo com nossos valores, é certamente um indicador de sucesso pessoal.
3.Você valoriza o que já tem? De acordo com Santiago Gascón Santos, PhD em Psicologia e professor de Psicologia da Universidade de Zaragoza, ‘a felicidade é observar, valorizar o que temos e tirar o máximo proveito disso. Não é uma busca, como as pessoas pensam, mas um encontro’. Portanto, a prática da gratidão pode, sem dúvida, nos aproximar da felicidade e representar um sinal de nosso sucesso. Mautz concorda com a psicologia ao apontar que a felicidade e o sucesso vêm do fato de nos concentrarmos no que temos. Dessa forma, devemos esquecer a esteira hedônica que nos faz acreditar que nunca é suficiente, que nos leva a olhar para o próximo passo em vez de aproveitar o que estamos dando agora.
4. Você tem uma mentalidade de crescimento? Essa pergunta, embora pareça simples e que todos nós responderíamos com um ‘sim’, deve nos forçar a olhar para dentro e pensar se temos a capacidade de aprender a superar sentimentos de inadequação ou de incapacidade diante de obstáculos. Assim, podemos nos perguntar como reagimos a desafios, erros ou fracassos e, se encararmos os problemas como uma oportunidade real de melhorar, estaremos no caminho do sucesso.
5.Você está preparado quando surgirem oportunidades? De acordo com Mautz, o verdadeiro sucesso exige que você se apaixone pelo processo de aprimoramento e o desenvolvimento pessoal.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo