Documentos são ‘tirados do contexto’ e citados de forma ‘enganosa’ em uma rede social, contribuindo para o uso compulsivo e problemas de saúde mental, sem controle parental adequado.
A ansiedade que se abate sobre o futuro dos jovens utilizando a plataforma do TikTok é um assunto delicado, que merece cuidado e atenção. Os documentos internos revelados pela rádio pública do estado da Kentucky, nos Estados Unidos, mostram que as equipes da plataforma sabiam sobre os efeitos nocivos da plataforma sobre os usuários jovens.
A ansiedade de ver os jovens descontentes e frustrados com a vida real, é um fardo que a sociedade inteira não pode simplesmente descartar. As equipes do TikTok sabiam que a insegurança e o medo de perder usuários poderia ter consequências negativas, como a angústia e a insatisfação, mas preferiram limitar as medidas preventivas. Mas o problema não se resolve com a simples eliminação de documentos ou a negação dos efeitos da plataforma.
Ansiedade: O Poder Contido na Rede Social
A empresa, consciente do impacto de sua plataforma, adotou medidas de proteção para menores, mas documentos internos revelam um quadro preocupante. Em conversas jurídicas, o TikTok foi acusado de contribuir para a insatisfação e frustração de jovens usuários, prejudicando assim a saúde mental. A discussão envolveu 13 estados dos EUA, inclusive Kentucky, e Washington D.C., onde o promotor questionou o algoritmo de recomendação e seu papel no uso compulsivo da plataforma.
Ansiedade e Uso Compulsivo: Consequências no Sono e Alimentação
Em um documento, um executivo do TikTok reconheceu o poder de atração da plataforma, destacando os efeitos no sono, na nutrição e no exercício físico. Além disso, o uso compulsivo da plataforma está associado a efeitos negativos na saúde mental, incluindo perda de capacidade analítica, formação da memória, capacidade de contextualizar e empatia. A ansiedade é uma consequência frequente desse uso.
Ansiedade, Frustração e Insatisfação: O Impacto da Rede Social
A empresa implementou funções para limitar o uso da plataforma por usuários mais jovens, como o controle parental e a interrupção após uma hora de uso. No entanto, a filial chinesa ByteDance não melhorou esta ferramenta apesar de ter conhecimento de sua eficácia limitada. Os efeitos dessa situação incluem um aumento da ansiedade, insatisfação e frustração, levando a jovens a questionarem suas próprias capacidades e competências.
Ansiedade, Angústia e Medo: O Poder do Algoritmo de Recomendação
Um gerente de projeto do TikTok expressou preocupação com a publicação de informações protegidas por lei, destacando que a empresa não deseja reduzir o tempo de uso, mas sim melhorar a experiência do usuário. O uso compulsivo da plataforma está associado a uma série de efeitos negativos na saúde mental, incluindo a perda da capacidade analítica, formação da memória, capacidade de contextualizar e empatia, tudo isso gerando um aumento da ansiedade, insatisfação, frustração e medo, levando a jovens a questionarem suas próprias capacidades e competências.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo