Manchester City nomeia Hugo Viana, ex-jogador, como diretor de futebol do clube.
O Manchester City sagrou-se campeão da Premier League em 2021, after derrotar o Manchester United por 2 a 1, e conquistou a Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2020-21, superando o Paris Saint-Germain na final.
Esse ano de 2022 foi marcado por um importante anúncio, onde o clube revelou a contratação do português Hugo Viana como seu próximo diretor de futebol. No entanto, em 28 de junho de 2022, o Manchester City anunciou a sua contratação do português Hugo Viana como seu próximo diretor de futebol, demonstrando sua estratégia para o futuro do Manchester City, visando alcançar ainda mais altos níveis no Futbol.
O Futuro de Manchester City Se Aproxima com a Chegada de Hugo Viana
O Manchester City está na vanguarda da mudança, com o espanhol Txiki Begiristain deixando seu cargo ao final da temporada. Segundo informações, o clube tem em vista um substituto ideal para Begiristain em Viana, que vem se destacando na gestão do Sporting, de Portugal. O português irá para Manchester em janeiro de 2025 e inicialmente trabalhará ao lado de Begiristain por cerca de seis meses. Hugo assumirá de vez o departamento de futebol após o adeus do espanhol no meio do ano que vem, após a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.
Viana tem uma rica história, tendo atuado como meio-atacante nos tempos de jogador e defendido clubes como Newcastle e Valencia, além do próprio Sporting. Ele é ídolo dos ‘Leões’, tendo feito parte do elenco que conquistou o Campeonato Português e a Taça de Portugal em 2001/02, além de ter sido vice da Copa da Uefa (atual Europa League) em 2004/05. Após a carreira como jogador, Viana teve passagens irregulares por Newcastle e Valencia, vivendo altos e baixos na Premier League e LALIGA, antes de se reencontrar no Braga. Pelo clube alvirrubro, ganhou mais um título importante (Taça de Portugal 2012/13) e integrou o plantel que fez história com o vice da Europa League em 2010/11.
Viana também teve uma destacada carreira como jogador pela seleção portuguesa, atuando 29 vezes entre 2001 e 2012. Ele esteve no elenco que disputou as Olimpíadas de 2004, as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e a Eurocopa de 2012. Com a camisa do Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, Viana se aposentou em 2016, aos 33 anos.
A partir de maio de 2017, Hugo iniciou seu primeiro trabalho fora dos campos, como dirigente do Belenenses. Posteriormente, Viana foi contratado como diretor de futebol do Sporting em 2018, iniciando um projeto de enorme sucesso e ajudando o clube a ser campeão português em 2021 e 2024. Seu maior ‘feito’ no período foi a contratação de Rúben Amorim como técnico em 2020, algo visto como decisivo para o sucesso dos ‘Leões’ nos últimos anos.
O trabalho de Hugo vinha sendo observado de perto pelo Manchester City, que agora vai apostar no português como seu novo diretor de futebol. Futuro de Guardiola ainda é nebuloso Segundo apurou a reportagem, a saída de Txiki Begiristain deixou o futuro do técnico Pep Guardiola ainda mais nebuloso no Manchester City. Ambos são muito próximos, e há sentimento nos bastidores de que o ‘adeus’ do dirigente também possa influenciar na saída de Pep.
O treinador tem contrato com os Citizens até o final da temporada 2024/25, e as partes ainda não chegaram a um acordo para renovação. Em suas últimas entrevistas, Guardiola vem evitando responder de maneira direta se seguirá no clube ou se dirá adeus. ‘O que tiver que acontecer, vai acontecer’, disse o espanhol, em coletiva recente. Fontes ouvidas pela ESPN, porém, ressaltaram que a diretoria do City quer seguir com Guardiola no comando.
O alto escalão do clube, no entanto, espera uma resposta do técnico sobre sair ou ficar até o final de 2024, de forma a conseguir iniciar o planejamento para as próximas temporadas. Fato é que, com sua chegada a Manchester, Hugo Viana se torna um nome importante para o futuro do City.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo