Mais de 4,3 milhões de candidatos já fizeram a primeira parte do exame que utiliza tecnologias em áreas como física e biologia, com hipóteses e cálculos.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma realização do Ministério da Educação e é considerado um dos principais instrumentos de avaliação do ensino médio no Brasil. Neste domingo (10), os estudantes brasileiros terão a segunda chance de apresentar seu conhecimento e habilidades em uma das mais importantes provas da vida acadêmica.
Com 90 questões a serem respondidas em 4 horas e meia, a segunda prova do Enem será uma grande prova de resistência e habilidade para os estudantes. A prova de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias é uma das mais desafiadoras, uma vez que os estudantes precisarão demonstrar seu conhecimento em ambos os temas, além da capacidade de resolver problemas de múltipla escolha. É uma grande oportunidade para os estudantes se destacarem e garantirem uma vaga nos cursos universitários mais concorridos do Brasil.
Enem 2024: confira as respostas extraoficiais das questões do 1º dia de prova
Na primeira etapa do Enem, mais de 4,3 milhões de candidatos responderam questões sobre tecnologias que moldam a sociedade moderna, como Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, que compreende História, Geografia, Filosofia e Sociologia; e mais a redação, cujo tema foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. Essa abordagem permitiu que os candidatos explorassem hipóteses sobre a sociedade contemporânea.
Porém, a prova deste domingo é de exatas, de áreas que exige cálculos, e é fundamental que os estudantes dominem conceitos dos fenômenos para chegar às respostas, de acordo com André Rebelo, coordenador do Ensino Médio do Colégio Vital Brasil. ‘Cada dia de provas tem desafios e complexidade diferentes.No primeiro, a presença de textos é grande, exige muita leitura e o aluno ainda precisa escrever a redação. Já no segundo, há os cálculos, mas também requer interpretação de texto para os problemas e é necessário compreender os fenômenos e ter habilidade para relacionar os conceitos’, afirma Rebelo. Mas quais são os temas mais recorrentes em cada uma das áreas do conhecimento?
Matemática no Enem
Do total de 90 questões desta prova, 45 são de Matemática. Rebelo afirma, com base nas edições dos anos anteriores, que cerca 35% do exame deve ser composto por perguntas sobre Matemática Básica, com problemas de aritmética que envolvem regra de três, razão e proporção, e porcentagem. A estatística descritiva que vai testar a capacidade dos candidatos de analisarem gráficos e tabelas também tem incidência no Enem, como lembra Lázaro Divino Assunção, professor de Matemática do Colégio Magno.
A geometria plana e espacial, com conceitos de triângulos, quadriláteros e circunferências, fórmulas de volume e área para prismas, cilindros, cones, pirâmides e esferas costumam ser cobradas na prova. Os outros temas recorrentes, de acordo com os educadores, são a álgebra, com equações de primeiro e segundo grau, e funções; probabilidade e estatística; e análise combinatória. Além do domínio dos conteúdos, não dá para o candidato fugir da interpretação de texto, pois a prova de Matemática do Enem costuma trazer problemas com enunciados longos que exigem atenção.’Muitas vezes, a dificuldade não está no cálculo. Leia com calma, sublinhe informações importantes e entenda o que a questão realmente pede antes de resolver’, aconselha Jéssica Rama, professora e gestora da área de matemática do Colégio pH.
Biologia no Enem
Os assuntos ligados às questões ambientais são muito recorrentes na prova de Biologia do Enem. ‘Encontramos muitos temas ligados aos biomas brasileiros, também coisas relacionadas às agressões impostas pelos seres humanos ao meio ambiente e à utilização de recursos como plástico, uso da água, destinação do lixo. A prova tem uma cara de Biologia de atualidades’, explica Sérgio Cerione, professor de Biologia do Colégio Magno. Além de ecologia, assunto muito explorado pelo Enem, os estudantes devem estar preparados para responder questões sobre física, como os fenômenos da natureza, para resolver problemas que envolvam conceitos de cálculos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo