Dados do Pinterest mostram o termo cresceu 300% em 2023. Especialista diz ainda é possível surfar essa onda, alegando prática-tradicionalmente leva tempo-preparação, com início por dezembro, semelhante ao alemão Weihnachts.
O advento é uma celebração importante para a Igreja Católica, marcando o início da contagem para o Natal, data considerada estratégico para o comércio brasileiro, que movimenta mais de R$ 1,5 bilhão em apenas um dia. É justamente em dezembro que as empresas se preparam para essa alta demanda.
Os calendários do advento são uma forma de contar os dias que restam para o Natal, cada um representando um dos dias contados até o dia 24 de dezembro. Com a inserção no mercado brasileiro, esses produtos tornaram-se uma oportunidade para as empresas aumentarem suas vendas de forma organizada e estratégica, aproveitando a ânsia de Natal que invade o país. Nesse contexto, o calendário do advento é uma ferramenta eficaz para promover produtos e serviços, especialmente se associado a promoções e ofertas, como descontos em compras antecipadas.
Conhecendo o Advento, um Calendário de Esperança e Preparação
O Advento é um período de reflexão e preparação para o Natal, marcando o início de um novo Ano Litúrgico católico. Tradição aponta o início do Advento no domingo mais próximo da festa de Santo André, em 30 de novembro, e dura quatro semanas. Este período é uma oportunidade para refletir sobre o significado do Natal e reavivar a prática-tradicionalmente associada à data.
A Origem do Calendário do Advento: Uma História de Imaginação e Surpresas
O primeiro registro do calendário do advento remonta a um livro infantil, de Elise Averdieck, que contava 24 dias para a chegada do Natal. A mãe da personagem principal colava uma imagem na parede a cada dia, quebrando o tempo-preparação para o Natal em unidades menores e mais gerenciáveis. Em contraste com a prática de acender velas com 24 marcas, outras famílias comiam um biscoito de gengibre a cada dia, sentindo o advento como uma estratégico momento para se reunir e celebrar.
Comércio e Marcação: O Advento como Ponte entre Consumo e Memória
O advento é uma época em que a busca por trazer produtos diferentes no fim de ano e conquistar reconhecimento na data comemorativa é percebida por pequenos negócios. Thais Pelanda, fundadora da Thais Pelanda, confeitaria artesanal especializada em cookies, criou o primeiro calendário do advento da marca em 2023. Este item, vendido por R$ 219, traz os doces mais pedidos na loja e representa cerca de 20% do faturamento da empresa nos últimos meses de 2024.
A Nova Dimensão do Advento: Uma Estratégia de Marketing e Consumo
O advento se tornou um momento estratégico para as empresas, criando experiências de consumo variadas e associadas às marcas. No Brasil, a procura pelo termo ‘calendário do advento’ aumentou 300% no período de outubro a novembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Neste contexto, o advento é visto como uma oportunidade de se conectar com a memória afetiva do Natal, reforçando a experiência de consumo.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo