Profissionais de saúde devem notificar casos relacionados ao trabalho para a lista nacional, incluindo lesões por esforço repetitivo e distúrbios de voz.
O Ministério do Trabalho irá agregar uma diversidade de enfermidades e complicações ligadas à labuta na relação nacional de notificação obrigatória, ressaltando a importância da saúde dos trabalhadores.
Nesse sentido, a inclusão destas condições no rol de notificação compulsória visa promover a prevenção de doenças ocupacionais e melhorar as condições de emprego dos cidadãos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Ampliação da Lista de Notificação Compulsória de Doenças Relacionadas ao Trabalho
A relação abrange diversos tipos de canceres, pneumoconioses, dermatoses e perdas auditivas, todos ligados às atividades laborais. Além disso, ela inclui também transtornos mentais, lesões por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares e problemas de voz associados ao trabalho. Essas condições indicam a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Novidades na Lista Nacional de Notificação Compulsória
Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite em Brasília, foi apresentada a minuta da portaria que visa alterar a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. Essa mudança representa uma estratégia de vigilância universal, com notificações semanais com base na suspeição.
Compulsoriedade na Notificação de Doenças Relacionadas ao Trabalho
Anteriormente, apenas acidentes de trabalho, exposição a materiais biológicos e intoxicação exógena estavam sujeitos à notificação compulsória. A inclusão de doenças e agravos relacionados ao trabalho visa possibilitar a identificação precoce, intervenção e prevenção dessas condições que impactam não apenas os trabalhadores, mas também suas famílias e a sociedade em geral.
Prevenção e Intervenção em Ambientes de Trabalho
O Ministério destacou a importância de prevenir doenças e acidentes ocupacionais, ressaltando que a saúde do trabalhador deve ser uma prioridade. A ampliação da lista de notificação compulsória visa identificar causas e promover a saúde e segurança nos ambientes laborais.
Prioridades da Política Nacional de Saúde do Trabalhador
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora busca garantir que a saúde do trabalhador seja considerada de forma transversal em todos os níveis de assistência. A notificação compulsória de doenças e agravos relacionados ao trabalho é essencial para fortalecer a atenção à saúde dos trabalhadores e intervir precocemente em possíveis problemas laborais.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo