Nível do Rio Taquari subiu 5 metros em 24 horas, praticamente duplicando em algumas cidades gaúchas. SGB: Águas do Taquari subiram rapidamente, nível de alerta: inundação elevada. Cota de inundação superada, situação de alerta aumentou (4,50m). Rio Caí também ultrapassou cota de inundação (previsão: 10,0m).
O volume de chuvas na região sul do Brasil tem impactado diretamente o nível do rio Taquari, que apresentou um significativo aumento nas últimas horas. De acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB), as chuvas intensas resultaram na elevação do rio, ultrapassando a cota de inundação no município de Estrela, no Rio Grande do Sul. O monitoramento realizado às 17h deste sábado (11) revelou um acréscimo de mais de 5 metros no nível do rio Taquari, evidenciando a gravidade da situação.
Além disso, a intensificação da precipitação na região gaúcha tem preocupado as autoridades locais, que alertam para a possibilidade de mais chuvas nas próximas horas. O aumento repentino da precipitação tem gerado impactos significativos, com o rio Taquari dobrando seu volume em alguns municípios monitorados. A população local está em alerta devido à previsão de mais chuvas e à elevação contínua do nível do rio, o que requer medidas preventivas e de segurança imediatas.
Chuvas Intensas no Rio Grande do Sul Aumentam o Alerta de Inundação
O governo do Rio Grande do Sul revelou que apenas 15% das cidades em situação de calamidade no estado solicitaram auxílio financeiro até o momento. As persistentes chuvas no RS já afetaram quase 2 milhões de pessoas, mas esse número pode ser ainda maior.
Em localidades como Santa Tereza, Muçum e Encantado, as chuvas causaram a rápida elevação das águas, atingindo o nível de alerta, o que indica uma alta possibilidade de inundação. Nessas regiões, o nível do rio Taquari subiu para 10,79, 11,36 e 10,05 metros, se aproximando das cotas de inundação de 15, 18 e 12 metros, respectivamente.
Em Bom Retiro do Sul, a situação também se agravou, com um aumento de 4,50 metros no nível das águas nas últimas 24 horas, atingindo 13,69 metros e se aproximando da cota de inundação de 16,50 metros. Já em Estrela, o nível das águas subiu 5,91 metros, ultrapassando a cota de alagamento de 19 metros ao atingir 19,09 metros.
No rio Caí, em São Sebastião do Caí, a previsão do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o nível deve ultrapassar a cota de inundação até a madrugada deste domingo, 12. As águas estão previstas para alcançar 11,47 metros, aproximando-se dos 10,00 metros registrados por volta das 17h de hoje, 11, ficando a apenas 50 centímetros da cota de inundação.
Em Montenegro, o rio Caí está atualmente em 6,38 metros, 38 centímetros acima da cota, e a expectativa é de que continue subindo, chegando a 6,70 metros na próxima madrugada. A situação de alerta devido às chuvas intensas no Rio Grande do Sul permanece, com a possibilidade de mais áreas serem afetadas nas próximas horas.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo