Ginastas se encontraram na COB Expo em São Paulo e elogiaram umas as outras, destacando que apesar de técnicas diferentes, compartilham o mesmo carisma, lembrando as medalhas olímpicas conquistadas nos Jogos de Montreal.
Na noite de sexta-feira, em São Paulo, ocorreu um encontro histórico entre duas das maiores ginastas de todos os tempos. A lendária Nadia Comaneci, da Romênia, e a talentosa Rebeca Andrade, do Brasil, compartilharam o palco da COB Expo em um painel emocionante, onde trocaram elogios e histórias durante cerca de uma hora. A ginástica é um esporte que une as pessoas, e isso ficou claro naquela noite especial.
A competição é um aspecto importante da ginástica, mas é ainda mais gratificante quando podemos apreciar o talento e a dedicação dos outros atletas. Rebeca Andrade e Nadia Comaneci são exemplos perfeitos disso, e sua presença juntas no painel foi um lembrete de que, no final das contas, a ginástica é um esporte que nos une e nos inspira. O atletismo e a paixão que essas duas ginastas têm pelo esporte são um exemplo para todos os amantes da ginástica.
A Ginástica como Esporte e Arte
A apresentação de Rebeca Andrade no solo foi um momento icônico e memorável. Nadia Comaneci, uma das maiores ginastas de todos os tempos, a descreveu como uma ‘diva’ da ginástica, destacando sua habilidade artística e técnica. ‘Eu adoro a ginástica dela porque é uma combinação perfeita de arte e esporte’, disse Nadia. ‘Ela tem muitas habilidades e nosso esporte é artístico e ginástico. Rebeca tem ambos.’
Rebeca Andrade, por sua vez, retribuiu os elogios, afirmando que Nadia é um ícone do esporte e uma referência importante em sua vida. ‘É um honra estar ao lado dela’, disse Rebeca. ‘Sempre fala coisas muito boas e é um prazer estar perto dela.’
A Carreira de Nadia Comaneci
Nadia Comaneci, aos 62 anos, é reconhecida por ser a primeira ginasta a conseguir uma nota 10 em uma edição olímpica, feito alcançado nos Jogos de Montreal 1976. Ela ganhou nove medalhas olímpicas, sendo cinco de ouro, e é considerada uma das maiores ginastas de todos os tempos.
Em São Paulo, Nadia recebeu uma medalha de ouro comemorativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e participou de um painel ao lado de Rebeca Andrade. ‘Rebeca tinha 10 anos quando competiu em Oklahoma City, na minha competição’, disse Nadia. ‘Ela era juvenil, mas já mostrava muita determinação, ótima técnica e era muito forte. Quinze anos depois, a fabulosa Rebeca é a mais famosa atleta brasileira.’
A Carreira de Rebeca Andrade
Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil ao chegar ao sexto pódio nos Jogos de Paris 2024. Hoje, a paulista de 25 anos tem dois ouros, três pratas e um bronze na carreira olímpica que ainda tem mais um capítulo planejado para Los Angeles 2028.
Nascida na Romênia, Nadia Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976, quando aos 14 anos se tornou a primeira ginasta a receber a nota 10 em uma edição da competição. Ao todo, foram sete notas perfeitas durante a competição em que conquistou três medalhas de ouro (individual geral, barras assimétricas e trave), uma de prata (equipe) e uma de bronze (solo).
O Evento COB Expo
A COB Expo é um evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e vai até domingo, dia 29 de setembro, em São Paulo. Além de Rebeca e Nadia, já passaram pelo evento outras campeãs olímpicas como Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia, e medalhistas como Caio Bonfim, da marcha atlética. Beatriz Souza e outros medalhistas olímpicos do judô e a surfista também participaram do evento.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo