Opção para mulheres adiarem a maternidade sem dificuldades futuras na fertilidade feminina e gravidez natural.
O congelamento de óvulos é uma alternativa para mulheres que ainda não decidiram se desejam ter filhos ou que pretendem postergar a maternidade por diferentes motivos, sem enfrentar obstáculos no futuro. A preservação dos óvulos por meio do congelamento permite que a mulher tenha a possibilidade de engravidar no momento mais adequado para ela, evitando possíveis complicações devido à idade.
Além disso, a preservação da fertilidade por meio do congelamento de óvulos é uma forma de garantir que a mulher mantenha sua capacidade reprodutiva ao longo dos anos, mesmo com o avanço da idade. Dessa forma, ela pode se sentir mais segura em relação ao seu futuro reprodutivo e tomar decisões com mais tranquilidade. A preservação dos óvulos pode ser uma escolha importante para quem deseja ter filhos no futuro, mas ainda não está pronta para isso.
Preservar a fertilidade: tudo sobre o congelamento de óvulos
Quando se trata de preservar a fertilidade, o congelamento de óvulos é uma opção cada vez mais procurada por mulheres que desejam adiar a maternidade e enfrentam dificuldades no futuro. Mas quanto custa, em média, o congelamento de óvulos e até qual idade é possível congelar os óvulos?
Segundo Larissa Matsumoto, especialista em reprodução assistida da Vida Bem Vinda, unidade do FERTGROUP, o preço de um congelamento de óvulos pode variar de acordo com a região e clínica onde será realizado o procedimento. Além disso, outros aspectos que podem influenciar no valor do congelamento são a idade e reserva ovariana da paciente, fatores essenciais para estimar a quantidade de óvulos a serem congelados.
Uma mulher que tem uma ótima reserva ovariana pode, em um único estímulo, conseguir a quantidade estimada de óvulos, enquanto aquelas com baixa reserva ovariana terão um número menor, exigindo mais estímulos e, consequentemente, encarecendo o tratamento. De forma geral, o congelamento pode custar entre 20 a 30 mil reais por cada ciclo de coleta.
Mas como é feito o congelamento de óvulos? Antes do procedimento, podem ser solicitados exames para avaliar a saúde clínica da paciente e a necessidade de estimular a ovulação com hormônios. A medicação é administrada durante 10 a 12 dias, a partir do segundo ou terceiro dia da menstruação. A coleta é realizada em centro cirúrgico, com sedação, através de uma punção transvaginal guiada por ultrassom.
Após a coleta, os óvulos são encaminhados para um laboratório e preparados para o congelamento por um embriologista. E quanto à idade para congelar os óvulos? Segundo a especialista, não há uma idade limite para realizar o congelamento, mas à medida que a mulher envelhece, a necessidade de coletar um maior número de óvulos aumenta.
É importante ressaltar que, devido à queda da reserva ovariana com a idade, muitas vezes é necessário mais de um ciclo de estimulação ovariana. Portanto, o congelamento de óvulos é uma opção valiosa para preservar a capacidade reprodutiva e garantir a possibilidade de uma gravidez natural no futuro.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo