Especialistas sugerem soluções para longas ausências no mercado de emprego: nova carreira, competências necessárias, prática e aperfeiçoamento, estágio, adquirir novas habilidades, obter experiência relevante, trabalhos por contrato, transição para setor-alvo.
É possível que você tenha experimentado uma onda de animação ao decidir alterar de profissão. No entanto, o que fazer caso sua procura por trabalho comece a se transformar em uma atividade exaustiva e desmotivadora e o vazio em seu currículo cresça a cada dia? Como lidar com sua ausência prolongada do mercado de trabalho sem necessidade de se explicar?
Em meio a essa transição de carreira, é fundamental manter a positividade e a determinação. Busque oportunidades de aprendizado e crescimento, mesmo que isso signifique alterar suas estratégias de busca por emprego. Lembre-se de que cada desafio é uma chance de evoluir e se tornar um profissional ainda mais capacitado. Não deixe que obstáculos temporários o impeçam de alcançar seus objetivos alterando a forma como encara as adversidades.
Como mudar sua mentalidade para manter a motivação e determinação
E como você pode manter sua motivação e determinação diante dos contratempos? O que dizem os especialistas Sejamos claros: de modo geral, lacunas em currículos que sejam inferiores a um ano não acendem sinais de alerta. ‘Empregadores entendem a volatilidade do mercado de trabalho, especialmente depois da pandemia’, diz Tristan Layfield, coach de carreira e consultor de currículos. No entanto, como competências exigem prática e aperfeiçoamento constantes, empregadores geralmente são mais cautelosos com períodos prolongados de inatividade, e esse é um desafio especial quando o profissional tentar ingressar em um campo de atuação diferente.
Concentrando-se na transição profissional para uma nova carreira
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita. Para ter êxito nesta transição, concentre-se em ‘se transformar em sua nova carreira’, orienta Marlo Lyons, autor de ‘Wanted → New Career: The Definitive Playbook for Transitioning to a New Career or Finding Your Dream Job.’ Isso inclui adquirir novas habilidades, estabelecer conexões no setor e obter experiência relevante. Essas etapas não apenas ajudam a reduzir a visibilidade de lacunas em seu currículo, mas também o tornam um candidato mais atraente.
Estratégias para alterar sua perspectiva e alcançar uma nova carreira
As que seguem são algumas estratégias que você pode experimentar se sua empolgação inicial estiver diminuindo e uma nova carreira, quem dirá então uma oferta de emprego, estiver começando a parecer algo distante. Lembre-se da sua motivação inicial. É normal questionar sua decisão de mudar de carreira durante uma longa procura de emprego, explica Layfield. ‘Você se pergunta: ‘Será que algum dia vou chegar lá?’’ Mas é nesses momentos difíceis que você precisa lembrar o que o levou a buscar uma mudança, diz o especialista. ‘Sua motivação é sua mentalidade.’
Desenvolvendo suas habilidades para uma transição profissional bem-sucedida
Maximize seu desenvolvimento. Lyons explica que a coisa mais importante que você pode fazer nessa fase intermediária é desenvolver suas habilidades. Inscreva-se em cursos, obtenha certificações, estagie em seu setor-alvo e faça trabalhos por contrato. Isto pode demandar algum nível de humildade, mas é necessário quando você compete com candidatos experientes, analisa.
Renovando seu currículo para uma transição suave
Renove seu currículo. Lyons sugere aplicar as ‘lentes de sua nova carreira’ ao refazer seu currículo. Isso envolve analisar as descrições de cargos em sua área de atuação, identificar experiências e habilidades relevantes e, depois, adaptar seu currículo de forma a destacar esses pontos fortes. Currículos não são um registro exaustivo de suas experiências profissionais anteriores, ‘o objetivo deles é mostrar que você tem as qualificações’ para prosperar em determinada função, diz ela. Quando você observar discrepâncias entre os requisitos do trabalho e seu.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo