Evento anual de design de interiores com tema “Meu Lugar” em São Paulo, zona sul, promove sensação de pertencimento e conforto.
A exposição 2024 da Artefato e da Artefato Praia & Campo, com o tema ‘Meu Espaço’, exibe para os visitantes 14 ambientes inovadores de arquitetura e design de interiores no Shopping D&D, em Cidade Moções, região sul de São Paulo, na quinta-feira (23). A mostra incentiva que cada artista se inspire em uma figura marcante para conceber um ambiente exclusivo que transmita a ideia de pertencimento.
No segundo dia da exposição, os visitantes poderão explorar os ambientes inspiradores criados pelos talentosos designers, mergulhando na fusão entre arquitetura e design. O Shopping D&D se transforma em um verdadeiro palco para a criatividade, proporcionando uma experiência única para os amantes de arte e decoração. A mostra ‘Meu Espaço’ promete surpreender e encantar a todos que buscam por novas tendências em design de interiores.
Artefato: Inspiração em Cada Detalhe
Confira na galeria acima fotos de cada espaço. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos 14 ambientes. Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas, também, a necessidade de aprimorar as condições de conforto.
Casa mais antiga de Paris, onde viveu Flamel, chamou atenção até de Jorge Ben. Masp terá entrada gratuita no sábado pré-Parada para mostras de diversidade. São Paulo recebe exposição sobre influência de línguas africanas no Brasil. São espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre são abordadas pelos profissionais: afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?
Artefato: O Encanto da Mostra
A mostra Artefacto está completando 32 anos de existência. E o conceito dela é mostrar para o público diferentes tipos de arquitetura, decoração, lifestyle. A ideia é promover o trabalho de profissionais e artistas de decoração, cada um no seu estilo e no seu espaço, com total liberdade, utilizando os móveis artefatos’, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.
Um dos espaços da mostra foi feito pela Bruna Marrucci Arquitetura e Interiores em uma vitrine estreita de 62 metros quadrados. Homenageando a empresária Luiza Helena Trajano, ela escolheu montar uma sala de recepção de convidados. ‘Eu escolhi a Luiza Trajano devido à representação dela como força do empreendedorismo feminino. E eu usei muito o concreto, que simboliza o meio em que ela vive, geralmente dominado por homens, mas também tem muitas flores, para passar a ideia do feminino, fazendo um jogo. Tem também muita obra de arte, já que a Luiza coleciona’, explica Bruna Marrucci.
Artefato: Design e Conforto em Cada Detalhe
Pra deixar aconchegante, trabalhei muito com iluminação e misturei texturas, como, por exemplo, a madeira do painel, o tapete, sempre em materiais naturais’, completa. No primeiro andar da loja Artefacto Beach & Country, um dos ambientes chama a atenção dos visitantes pelo teto de palha. Criado pelos arquitetos André Leite e Bruna Ximenes para homenagear a modelo Cássia Ávila, o espaço mistura elementos simples, com a própria palha, com outros de qualidade e até luxuosos para criar sofisticação.
‘A ideia era criar um ambiente aconchegante, trazer para o espírito do ‘Meu Lugar’. A gente quis levar uma leitura que poderia ser uma cabana de praia ou cabana de campo, colocar um pouco da nossa brasilidade, dos elementos naturais, que é luxuoso, trazer isso de uma forma despojada, aconchegante, mas, ao mesmo tempo, com nosso tempero’, diz Leite. O ambiente de Leite e Ximenes ainda trabalha com tecidos nobres e que passam ideia oposta à simplicidade da palha, no entanto, sem criar contrastes. ‘A harmonia acontece. A simplicidade está nos pequenos detalhes, não no exagero. A qualidade dos móveis, a sofisticação, o capricho que tem nos móveis, que se nota que é luxuoso, convive em harmonia com algo corriqueiro’, explica. ‘Isso faz parte da nossa cultura, o Brasil é feito de.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo