Ameaça de extinção amata morceguinho-do-cerrado, espécies de morcegos, especialmente nectarívoros e insetívoros, devido ao desmatamento do bioma do cerrado e caça.
O morceguinho-do-cerrado, espécie endêmica do Brasil, é uma das mais de 180 espécies de morcegos que habitam o país. A estimativa indica a existência de nove famílias e 68 gêneros em todo o território brasileiro. O morceguinho-do-cerrado, conhecido cientificamente como Lonchophylla dekeyseri, é uma das mais interessantes e singulares espécies desse grupo.
Devido à sua exclusividade, o morceguinho-do-cerrado, um tipo de morcego, é objeto de estudo constante tanto em pesquisas científicas como em programas de conservação. O morceguinho-do-cerrado, morcego de grande importância biológica, é uma espécie de morcego que, infelizmente, é considerada uma ameaça. Com o objetivo de preservar o morceguinho-do-cerrado, programas de preservação da biodiversidade são desenvolvidos, garantindo a inclusão do morceguinho-do-cerrado em ações de conservação.
Espécie Inédita do Morceguinho-do-Cerrado: Um Predador de Pragas Nocivas
O morceguinho-do-cerrado é uma espécie fascinante que, a pesar de sua pequena estatura, desempenha um papel crucial no ecossistema do bioma. Com seu peso de apenas 12 gramas, a espécie é uma exímia predadora de pragas nocivas para a agricultura, o que a torna um aliado valioso para os agricultores. No entanto, devido ao desmatamento do bioma e à caça aos morcegos hematófagos, a espécie pode estar ameaçada de extinção.
Um Animal Nectarívoro e Insetívoro de Importância
O morceguinho-do-cerrado é um animal nectarívoro e insetívoro, se alimentando de recursos florais durante a seca e se tornando um predador de insetos na época das chuvas. Essa dieta faz com que as pragas que ameaçam as plantações sejam controladas, colaborando para a preservação do bioma. Além disso, a espécie é fundamental para o bioma, onde é endêmica, e estudos sugerem que ela sozinha é responsável por 4,5% da polinização do cerrado.
Um Habitante do Cerrado e da Vida em Sociedade
A espécie é encontrada em 23 regiões do País, nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal, e é estimada que existam mais de 2 mil espécimes em vida livre. O morceguinho-do-cerrado é um animal poligâmico, onde machos copulam com diversas parceiras, e a fêmea tem apenas um filhote por ano, no período das secas ou das chuvas. A gestação dura cerca de dois ou três meses e a amamentação pode durar até dois meses.
Conservação e Preservação
Com a redução do cerrado, comprometido devido ao desmatamento contínuo, agricultura e mineração, o habitat da espécie, assim como ela, ficou ameaçado. O turismo desordenado e a competição com outras espécies em busca por abrigo também não colaboram para sua existência. Entre 2010 e 2015, o Instituto Chico Mendes anunciou um plano de conservação nacional (PAN) para o morceguinho-do-cerrado, visando preservar a espécie e seu habitat.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo