Aumento da liberação de visto para turistas brasileiros fortaleceu o yen japonês, enquanto o dólar canadense caiu na lista de confiança da Travelex Confidence. O especialista em câmbio destaca que o yen foi influenciado pela demanda por divisas estrangeiras, especialmente da europeia, como a libra esterlina.
Com a volatilidade no mercado de moedas, muitos brasileiros estão procurando por alternativas para suas viagens ou investimentos. Nesse sentido, o euro, que já é uma moeda forte, voltou a ser uma das mais procuradas pelos brasileiros no mês de setembro, de acordo com as estatísticas disponibilizadas pela especialista em câmbio Travelex Confidence.
É importante notar que o euro praticamente triplicou a sua procura no comparativo com o mês anterior. Além disso, sua popularidade superou o dólar, que foi o favorito meses anteriores, e até mesmo o iene, que também foi uma moeda buscada em grande quantidade. O volume de operações do euro aumentou 20% em setembro, quando comparado com agosto, o que pode ser uma boa oportunidade para os investidores.
Falta de Confiança com a Moeda Brasileira
No mercado de divisas, a moeda nacional vem enfrentando um desafio de confiança, levando brasileiros a buscar opções mais acessíveis em suas viagens internacionais, como as alternativas oferecidas pelo Peso Chileno. Segundo a Travelex, especialista em câmbio, o período de férias e a realização das Olimpíadas na França contribuíram para o destaque do euro nos meses anteriores.
A segunda colocação do ranking ficou com o Dólar Americano, seguido pela Libra Esterlina, da Inglaterra, e pelo Dólar Canadense, que testemunharam queda na procura na comparação com agosto. Nota-se o recuo da moeda do Canadá, de 23%, no período. Na quinta posição situa-se o Iene, do Japão, com um crescimento de 29% na comparação mensal, desbancando o Peso Chileno que havia ganhado destaque nos meses anteriores.
Jorge Arbex, diretor do grupo Travelex, destaca que o Japão continua sendo um país atraente para turistas brasileiros, em função da decisão política de não exigir visto desde setembro de 2023. ‘Ao longo do ano, vimos o Iene figurar entre as principais moedas estrangeiras transacionadas no Brasil e isso pode ser associado à decisão política entre os governos dos países’, complementa. A procura por Iene aumentou 14% em comparação com a média de 2023, enquanto em 2022, saltou 118%.
As moedas europeias, como o Euro e a Libra Esterlina, também têm sido procuradas pelos brasileiros, destacando a importância da economia europeia e da libra esterlina como moeda de reserva. O peso Chileno, por sua vez, está sendo evitado em função da baixa confiança na moeda brasileira. No entanto, o iene, apesar da alta, ainda é uma moeda mais acessível para os turistas brasileiros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo