HCamp GHC: hospital essential 24h, 150-200 diários atendimentos. SUS population. Amplia equipes: triagem, reavaliações, serviços. Capacidade com recursos SUS. Complexidade baixa-média. Operam pastas, fornecendo rede assistência. SUS dependency population. Operationalizing SUS system structure.
O Ministério da Saúde deu início na tarde deste sábado (18) aos atendimentos no hospital de campanha (HCamp) de São Leopoldo, cidade localizada a 40 quilômetros de Porto Alegre. Com a inauguração do hospital, a pasta da Saúde passou a gerir três hospitais de campanha, incluindo os já existentes em Porto Alegre e Canoas. Ademais, está prevista a instalação de outra estrutura em um município a ser determinado pelo Ministério da Saúde.
No segundo parágrafo, a atuação do Ministério de Saúde e a promoção do bem-estar da população tornam-se ainda mais evidentes com a expansão dos serviços de saúde para novas localidades. A diversificação das ações do Ministério da Saúde reflete o compromisso com a assistência médica em diferentes regiões, garantindo um maior alcance e eficácia nas políticas de saúde pública.
Ministério da Saúde: Reforço nas Estruturas de Atendimento em São Leopoldo
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, responsável pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) do Rio Grande do Sul, destaca a importância da atuação das Pastas da Saúde em momentos de crise. Em São Leopoldo, um dos municípios mais impactados pelas enchentes, a população, em sua maioria dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), necessita de reforço nos atendimentos de baixa e média complexidade.
A nova estrutura, operada em parceria com recursos da Força Nacional do SUS e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), está em pleno funcionamento. O hospital de campanha (HCamp), equipado com seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos, está preparado para receber pacientes 24 horas por dia, com capacidade para atender entre 150 e 200 pessoas diariamente.
No Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS já realizou mais de 2,2 mil atendimentos desde o início das enchentes, em 3 de maio. Esses números refletem o investimento do Ministério da Saúde na ampliação das equipes e na rede de assistência, visando atender a população dependente do SUS de forma eficiente.
Os atendimentos realizados abrangem estabilização de pressão arterial, tratamento de diabetes, cuidados com pequenos traumas e até mesmo assistência em partos. Recentemente, em um único dia, o HCamp de POA atendeu 108 pessoas, entre consultas e reavaliações. Os pacientes recebem cuidados como estabilização, administração de medicamentos, triagem de casos e outros serviços essenciais para garantir o bem-estar da população.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo