CEO da CrowdStrike, Kurtz, nega comunicado de falha de segurança ou ataque cibernético. Defeito em atualização afetou clientes na plataforma de segurança.
A Microsoft divulgou um aviso nesta manhã de sexta-feira (19) informando que ocorreu uma interrupção em todos os seus serviços devido a uma falha no sistema da Azure, sua plataforma de computação em nuvem. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric estavam apresentando instabilidade até o momento da última atualização deste relato.
Além disso, a interrupção causou um verdadeiro apagão temporário para muitos usuários, que ficaram sem acesso aos recursos essenciais oferecidos pela Microsoft. A empresa está trabalhando ativamente para resolver o problema e restabelecer a normalidade o mais rápido possível.
Interrupção nos Serviços da Azure devido a Atualização no Sistema
A plataforma de computação em nuvem Azure utiliza a ferramenta de segurança Falcon, desenvolvida pela empresa de cibersegurança CrowdStrike, para identificar e monitorar possíveis invasões por hackers. O CEO da empresa, George Kurtz, explicou que uma interrupção inesperada afetou os serviços devido a uma atualização no sistema, negando categoricamente que tenha sido um ataque cibernético.
O site Downdetector, especializado em reportar problemas em canais digitais, registrou reclamações nos aplicativos da Microsoft, principalmente durante a noite de quinta-feira (18). Até o momento da última atualização, a Microsoft informou que vários serviços já foram restabelecidos, incluindo o Microsoft Defender, Microsoft Intune, OneDrive, SharePoint Online, Windows 365 e Viva Engage.
Os clientes que ainda enfrentam dificuldades são aconselhados a entrar em contato com a CrowdStrike para obter suporte adicional, conforme comunicado pela Microsoft. No entanto, de acordo com a agência de notícias Reuters, ao ligar para a empresa, os clientes são recebidos com a mensagem de que estão cientes das falhas relatadas.
Apagão Global Causado por Falha no Sistema de Segurança Cibernética
O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) revelou que uma atualização ou configuração incorreta na empresa de segurança cibernética resultou em interrupções tecnológicas em escala internacional nesta manhã. Companhias aéreas renomadas como American Airlines, United e Delta, nos Estados Unidos, foram forçadas a suspender todas as operações. No Brasil, usuários enfrentaram dificuldades com aplicativos bancários fora do ar, enquanto bolsas de valores ao redor do mundo também enfrentaram problemas operacionais.
A CrowdStrike, entretanto, não confirmou se o apagão global desta manhã está diretamente relacionado à falha no sistema da empresa de segurança. A situação ressalta a importância de manter a integridade e a eficiência das ferramentas de segurança cibernética em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo