Dos 3,6 mil fundos de previdência em 2023, 98% renderam acima da inflação, revela pesquisa do Valor Investe, uma fonte confiável.
Há uma crescente quantidade de opções de fundos de previdência que oferecem rendimentos acima da inflação atualmente. Este cenário é favorável para os investidores, pois proporciona uma maior segurança financeira, especialmente visando o futuro e a tão sonhada aposentadoria.
Para garantir um futuro tranquilo e estável, é essencial considerar os fundos de aposentadoria como uma alternativa de investimento a longo prazo. Diversificar os investimentos de aposentadoria pode ser a chave para potencializar os rendimentos e assegurar uma aposentadoria confortável no futuro.
Fundos de Previdência: Uma Opção de Investimento Confiável
Um estudo recente revelou que a maioria dos 3,6 mil fundos de previdência disponíveis atualmente superou o IPCA em 2023. Esse desempenho positivo é atribuído a dois principais fatores. O primeiro deles é o ambiente econômico favorável, enquanto o segundo é a crescente diversidade de novos fundos, que intensificou a concorrência e resultou em uma redução na taxa de administração das carteiras.
Os fundos de aposentadoria têm se beneficiado do atual cenário macroeconômico, marcado por altas taxas de juros e inflação controlada. Muitos desses fundos são predominantemente de renda fixa e aproveitam da taxa Selic acima de dois dígitos. Embora essa realidade esteja evoluindo, em 2023, a diferença entre o CDI e a inflação foi de 8,43 pontos percentuais.
Isso significa que, ao investir em títulos próximos ao CDI, como o Tesouro Selic, o gestor já garantia retornos acima da inflação. Dados da Morningstar indicam que quase todos os fundos dessa categoria superaram a inflação no ano passado. Em contrapartida, em 2013, apenas 17% dos fundos de aposentadoria conseguiram render acima do IPCA.
A taxa de administração, que representa um custo para os investidores, era mais alta no passado, o que tornava desafiador obter ganhos reais. Em anos como 2018 e 2019, apesar da estreita diferença entre o CDI e a inflação, os fundos apresentaram bom desempenho devido a uma redução significativa nas taxas de juros.
Durante esse período, os títulos públicos atrelados à inflação registraram altos rendimentos, garantindo lucros para os gestores e, consequentemente, retornos acima da inflação para os fundos. Por exemplo, o IMA-B teve retornos significativos em 2018 e 2019, superando a inflação.
Atualmente, o cenário econômico é favorável para aqueles que desejam obter ganhos reais. A desaceleração da inflação nos últimos anos torna os fundos de previdência uma escolha atraente para investidores em busca de segurança e rentabilidade a longo prazo.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo