Visitar todos os estados até o segundo trimestre visando reverter queda de popularidade, durante o roteiro nacional antes das eleições municipais.
Nos últimos 16 meses desde que iniciou seu terceiro mandato, Lula ainda não teve a oportunidade de visitar nove estados. Mesmo com a intensificação do roteiro nacional prevista para este segundo trimestre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não conseguiu passar por todos os estados, incluindo as regiões que até agora não receberam sua visita. A falta de agendas do presidente nesses estados continua sendo um ponto de discussão em meio às movimentações políticas.
Luiz Inácio Lula da Silva, um dos presidentes mais populares da história recente do Brasil, tem como objetivo percorrer todos os estados do país, incluindo Santa Catarina, Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. A presença do presidente em todas as regiões é estratégica, principalmente em ano de eleições municipais, buscando fortalecer as relações políticas e partidárias em todo o território nacional. A agenda de Lula segue movimentada, e a expectativa é que sua presença nesses estados influencie o cenário político local.
Lula enfrenta desafios em redutos eleitorais durante o segundo trimestre
Dos nove estados visitados, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente e candidato nas eleições municipais de 2024, enfrentou oponentes difíceis em quatro deles, perdendo para Jair Bolsonaro (PL) em Acre, Goiás, Rondônia e Santa Catarina. Em Santa Catarina, por exemplo, cogitou-se uma viagem de Lula, mas a queda de popularidade do governo forçou um adiamento. Com a necessidade de recalibrar a estratégia, ele optou por revisitar algumas localidades já conhecidas, especialmente aquelas com forte apoio petista.
Lula busca consolidar apoio em estados estratégicos antes das eleições municipais
Durante o segundo trimestre, Luiz Inácio Lula da Silva intensificou suas viagens, priorizando roteiros nacionais que o levassem a estados onde sua presença poderia reforçar seu apoio e reverter a queda de popularidade do governo. Apesar do objetivo de visitar todos os estados até o fim do primeiro semestre, até o momento, apenas Minas Gerais, considerado o segundo maior colégio eleitoral do país, e Mato Grosso do Sul receberam a atenção do ex-presidente, sendo este último palco de uma agenda voltada ao agronegócio na última sexta-feira.
Estratégias de Lula para reconquistar eleitores nos redutos eleitorais petistas
O Palácio do Planalto traçou um roteiro nacional para Lula, buscando revigorar sua imagem e popularidade, especialmente em regiões onde a disputa com Bolsonaro se acirrou, como Santa Catarina. A estratégia inclui a ampliação das agendas internas e anúncios de medidas voltadas para a população de baixa renda. Com foco na regularização de assentamentos e no acesso à água em áreas rurais, o ex-presidente planeja conquistar eleitores e fortalecer sua base eleitoral para as eleições municipais de 2024.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo