Empresa brasileira conhecida apostou na marca Vindi para processo junto ao Banco Central, buscando licença de instituição de pagamento para gestão de pagamentos recorrentes.
Fernando Cirne, CEO da LWSA. Foto: divulgação. Tamanho da fonte: -A+A A LWSA, empresa brasileira anteriormente reconhecida como Locaweb, deu entrada em um pedido junto ao Banco Central para obter a autorização de instituição de pagamento para a Vindi, organização adquirida em 2020 por R$ 180 milhões.
A companhia LWSA, que tem sua origem na Locaweb, está buscando expandir suas operações ao adquirir a Vindi, negócio que promete fortalecer sua presença no mercado de pagamentos digitais. A iniciativa da empresa em obter a licença de instituição de pagamento demonstra seu compromisso em inovar e se adaptar às demandas do setor financeiro.
Locaweb: Uma Empresa Brasileira Conhecida
Originalmente um software as a service (SaaS) que processa e faz a gestão de pagamentos recorrentes, a Vindi foi a segunda maior aquisição do grupo até o momento. De acordo com o site NeoFeed, agora a marca foi escolhida para batizar a sua divisão de serviços financeiros, que vai começar a ganhar evidência e mais crédito na estratégia da companhia.
Na divisão, também estão a Pagcerto e a Credisfera, outras duas empresas adquiridas, além da Yapay, solução de pagamentos criada internamente. Esse processo de estruturação começou a ganhar corpo e velocidade ainda em agosto de 2023, a partir da chegada de Cassius Schymura ao grupo como vice-presidente de serviços financeiros e responsável pela Locaweb.
Já tínhamos uma operação de pagamentos com um volume muito grande e que roda com uma margem alta. Por outro lado, os outros produtos financeiros estavam sem foco. Temas como crédito e conta digital ainda não eram uma prioridade corporativa, contou Schymura à publicação. Nesses últimos meses, o foco foi construir internamente o portfólio da divisão.
Em janeiro deste ano, a empresa concluiu a integração das equipes agora sob o guarda-chuva da Locaweb. Esse time, antes disperso, foi reduzido de 440 para 390 pessoas, além de ser reforçado com profissionais mais seniores. Agora, já não é mais desenhar ou planejar. Os verbos são diferentes. Já temos tudo pronto. É botar na rua, testar o que funciona e o que não funciona para começar a ganhar escala, atualizou Fernando Cirne, CEO da LWSA, ao NeoFeed.
A agenda é vista pela empresa como essencial para internalizar os serviços. Hoje, nós terceirizamos tudo e pagamos pedágio para muita gente. Além de melhorar nossa rentabilidade, operar como uma IP vai nos permitir ter mais domínio dessas relações e acelerar essas ofertas, explicou Schymura. No primeiro trimestre de 2024, o grupo registrou um volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) de R$ 1,7 bilhão, alta de 17,3% em comparação com o ano anterior. Hoje, 70% dos clientes da companhia usam suas soluções de pagamento.
Nas demais ofertas, porém, os números ainda são mais tímidos, como é o caso de um projeto-piloto de conta digital associado ao Bling, seu sistema de gestão para pequenas e médias empresas. O projeto está estacionado em 5 mil usuários, muito em função da conta digital ser operada por um parceiro, cujo nome não foi revelado.
O mesmo cenário se aplica ao segmento de crédito, em que, hoje, a Locaweb atua basicamente como um intermediário para ofertas pontuais de terceiros. Hoje com mais 183,4 mil empresas clientes no total, o plano da companhia nesta nova fase é aproveitar o cliente que passa horas logado nas plataformas do grupo para encaixar, pouco a pouco e de forma natural, produtos financeiros dentro do conceito conhecido como embedded finance. A Locaweb tem um barril bom e de peixes gordos para pescar. E um volume enorme e rico de informações sobre indicadores como fluxo de vendas e capital de giro desses negócios, que passam, por exemplo, pelo
Locaweb: Uma Organização de Pagamentos Recorrentes
processo de gestão e instituição junto Banco. A licença para atuar como instituição de pagamento é um marco importante para a empresa brasileira conhecida. A gestão eficiente dos pagamentos recorrentes é fundamental para o sucesso da Locaweb.
A divisão de serviços financeiros, que inclui a Pagcerto e a Credisfera, tem se destacado no mercado. A Locaweb tem buscado expandir sua atuação nesse setor, oferecendo soluções inovadoras para seus clientes. A chegada de Cassius Schymura como vice-presidente de serviços financeiros trouxe novas perspectivas para a empresa.
A empresa tem trabalhado para integrar suas equipes e fortalecer sua presença no mercado. A redução do número de colaboradores e a contratação de profissionais experientes têm sido estratégias adotadas pela Locaweb. O foco agora é colocar em prática as ideias e acelerar o crescimento do negócio.
A Locaweb tem se destacado no setor de pagamentos, registrando um aumento significativo no volume total de pagamentos. A empresa tem buscado diversificar suas ofertas, como o projeto-piloto de conta digital associado ao Bling. Apesar de alguns desafios, a Locaweb está empenhada em expandir suas operações e oferecer novas soluções aos seus clientes.
A atuação da Locaweb como intermediário no segmento de crédito é parte de sua estratégia de crescimento. Com um grande número de empresas clientes, a empresa está focada em aproveitar as oportunidades de mercado e oferecer produtos financeiros inovadores. A Locaweb está comprometida em proporcionar uma experiência única aos seus clientes e se consolidar como uma referência no setor.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo