Atividade olímpica beneficia músculos, melhora performance em esportes. Técnica e estratégia são partes iniciais do movimento.
Um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas é o levantamento de peso, uma competição que demanda força e técnica dos atletas. O levantamento de peso é uma prova que exige concentração e preparo físico, sendo uma das mais emocionantes de se assistir durante os jogos olímpicos.
Os atletas se preparam intensamente para o desafio de levantar pesos cada vez maiores, buscando erguer recordes e superar seus próprios limites. Durante a competição, a plateia fica tensa a cada tentativa de levantar a barra, torcendo para que os competidores consigam soltar todo seu potencial e alcançar a vitória.
Levantamento de peso: Benefícios e estratégias para esportes
Apesar de estar associado somente à força, dois estudos recentes mostraram que o ato de levantar peso também ajuda no desempenho em outras modalidades esportivas, como vôlei, handebol e futebol. A modalidade está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas (Grécia), em 1896, e seguiu na competição em 2024. O Brasil teve representantes no levantamento de peso nas Olimpíadas 2024; na imagem, Amanda Schott na competição dos 71kg (Imagem: Gaspar Nóbrega/COB).
Levantamento de peso nas Olimpíadas 2024: Estratégia e técnica
Como modalidade olímpica, o levantamento de peso é dividido em cinco categorias, cada uma com duas execuções. Nas Olimpíadas de 2024, as categorias se dividiram entre 61, 73, 89, 102 e acima de 102 quilos para o sexo masculino, e 49, 59, 71, 81 e acima de 81 quilos para o sexo feminino. São dois exercícios: arranco e arremesso. O arranco consiste em erguer a barra do solo até acima da cabeça em um único movimento. Já o arremesso tem o mesmo objetivo, só que em duas etapas. A pontuação é a somatória de pontos de cada uma das execuções.
Benefícios do levantamento de peso para esportes: Estratégia adaptada
Ao contrário do que se pensa, o levantamento de peso não requer apenas força. O segredo está na potência produzida pelos músculos, especialmente os músculos inferiores. Os pesistas, como são chamados os levantadores de peso, são mais potentes do que outros atletas. Segundo o professor Valmor Tricoli, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), essa potência influencia na capacidade de saltar mais alto, correr mais rápido em curtas distâncias e mudar de direção mais agilmente, características que podem beneficiar outros esportes. Duas pesquisas da EEFE analisaram os benefícios do levantamento de peso adaptado para atletas de diversas modalidades olímpicas.
Complexidade técnica do levantamento de peso: Estratégias de execução
O arranco e o arremesso são exercícios de extrema complexidade técnica que atletas não especializados podem não conseguir realizar sem instrução. As pesquisas adotaram uma estratégia adaptada, com execução semelhante, mas sem algumas partes do exercício que demandam muita técnica. As tarefas enfatizam as partes iniciais do movimento e não requerem que o atleta leve o peso acima da cabeça. O primeiro estudo foi conduzido por Cláudio Machado Pinto e Silva, preparador físico da Seleção Brasileira de Handebol, sob orientação de Tricoli.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo