Lautaro Martínez brilhou na terceira vitória da Argentina na Copa América, sendo destaque no flanco esquerdo.
A Argentina que enfrentou o Peru na noite de sábado (29) foi bem diferente. Nos nomes. Apenas um jogador de linha que havia iniciado o jogo anterior, contra o Chile foi mantido: o lateral-esquerdo Tagliafico. Nem o técnico Lionel Scaloni estava no banco de reservas.
Martínez, Lautaro, foi um dos destaques da partida, mostrando sua habilidade como atacante e contribuindo para a vitória da equipe. O jogador demonstrou mais uma vez sua importância no esquema tático da seleção Argentina, deixando sua marca no jogo com um gol decisivo.
Martínez, Lautaro; o Atacante Destemido
Houve semelhanças no domínio total do jogo e no desempenho de Lautaro Martínez no comando do ataque. Ele não só marcou dois gols como teve que suprir a ausência de Lionel Messi, ocupando sozinho o espaço que o craque divide com Julian Álvarez. Quando o camisa 10 está em campo, a Argentina joga numa espécie de 4-4-2. Ele tem liberdade de movimentação, mas seu espaço de ação cada vez é mais restrito às proximidades da grande área. Dali, Messi distribui seus passes e tenta as finalizações. Quando o time recua para marcar, ele fica sendo o jogador mais adiantado. Contra o Peru, sem sua estrela, a equipe passou ao 4-3-3 com um meio-campo formado por Paredes (mais atrás), Lo Celso na meia direita – espaço que normalmente é mais ocupado por De Paul – e Palacios na meia esquerda – por onde normalmente flutua Mac Allister. A novidade na formação tática foi Garnacho, que preencheu um espaço normalmente ‘sem dono’. O flanco esquerdo no ataque argentino era ocupado nos jogos anteriores ora por Mac Allister ora pelo lateral (Acuña ou Tagliafico). Diante do Peru, o time tinha, então, dois jogadores fixos dando amplitude: Di María pela direita e Garnacho pela esquerda. Mas faltou agressividade à equipe de Walter Samuel, que assumiu a vaga de Scaloni à beira do campo. A Argentina controlava o jogo e fechou o primeiro tempo com 77% de posse, mas apenas três finalizações na direção do gol. As jogadas mais inteligentes aconteciam quando Lautaro voltava até quase o círculo central para assumir a armação das jogadas. Foi assim que ele atraiu Zambrano para fora da área e iniciou uma rápida troca de passes que passou por Lo Celso e Di María até que ele recebesse no espaço abandonado pelo zagueiro peruano e abrisse o placar. Os argentinos fizeram outro gol com Tagliafico num escanteio, anulado por falta no goleiro; e perderam um pênalti chutado na trave por Paredes (em jogada que também teve Lautaro recuado ajudando na armação). Até que nos minutos finais o capitão da Inter de Milão deu um leve empurrão no zagueiro Corzo antes de encobrir o goleiro Gallese com classe para marcar seu quarto gol na competição e selar a campanha perfeita da ‘Scaloneta’ na primeira fase da Copa América. Nas quartas de final, quando voltarem os titulares, Lautaro Martínez terá que estar entre eles.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo