LaLiga reporta queda expressiva de 90% em casos de racismo e 45% em interações de ódio, graças à implementação do M.O.O.D.
O acompanhamento do M.O.O.D revela diminuição de 90% nos casos de racismo e de 45% nas manifestações de ódio. A LaLiga anunciou uma significativa queda de 90% nos episódios de racismo nas plataformas digitais em relação ao último semestre da temporada anterior.
No entanto, apesar desses avanços, ainda é crucial combater o preconceito e o discurso de ódio em todas as esferas da sociedade. A conscientização e a educação continuam sendo ferramentas essenciais para promover a inclusão e a igualdade, visando construir um mundo mais justo e respeitoso para todos. Devemos permanecer vigilantes e ativos na luta contra o racismo e quaisquer formas de discriminação.
Racismo: Queda expressiva do discurso detectado
O monitoramento minucioso, realizado pela própria liga em conjunto com o M.O.O.D (Monitor para a Observação do Ódio no Esporte), analisou mais de 25,4 milhões de interações nesta temporada e apontou uma redução significativa de 45% nos discursos de ódio. O índice global de ódio diminuiu para 6,5, uma queda de um ponto em relação à última avaliação.
Racismo: Implementação do M.O.O.D para combater o preconceito
Para a LaLiga, essa diminuição evidencia que os torcedores estão cada vez mais engajados em promover um futebol sem preconceito. Das interações monitoradas, 5,1 milhões estavam associadas a conteúdos de ódio, representando menos de 20% do total. As mensagens contendo racismo representavam apenas 1,2% desse montante. Cada mensagem foi avaliada de acordo com a gravidade do discurso detectado.
Racismo: Índices mais elevados nos clássicos e gestos de fair play
Os índices mais altos de discursos de ódio foram identificados durante os clássicos. No entanto, o clássico mais recente, ocorrido em abril, registrou a pontuação mais baixa das últimas duas temporadas, com 6,4. As rodadas com índices mais baixos, entre 4 e 6, ocorreram durante momentos de conquistas, gestos de fair play, solidariedade e despedidas de técnicos e jogadores.
Racismo: Iniciativa LaLiga VS para promover inclusão social
A implementação do M.O.O.D faz parte do projeto LaLiga VS, uma iniciativa da LaLiga em parceria com os clubes, que visa combater e erradicar o ódio dentro e fora do futebol, fomentando respeito e inclusão social. *Com informações do MKT Esportivo | Foto de capa: Divulgação/LaLiga Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens Tags: Discurso de ódio Futebol LaLiga Racismo
Fonte: @ Ad News
Comentários sobre este artigo