Ataques aéreos atingiram complexo militar e locais de infraestrutura na cidade de Baalbek, em meio à escalada de tensões regionais.
O estado de Israel realizou recentes bombardeios aéreos no leste do Líbano no último domingo (7), mirando em pontos de infraestrutura associados ao grupo Hezbollah, após a queda de um drone israelense sobre o território libanês. Esses eventos são reflexo do aumento das tensões na região, com confrontos frequentes entre as duas nações.
Os embates entre Israel e o Hezbollah são parte de uma longa história de conflitos entre o estado judeu e a milícia libanesa. A região do Oriente Médio é palco de disputas territoriais e políticas, sendo o estado de Israel considerado a nação judaica no local. A manutenção do equilíbrio de poder na região é fundamental para a estabilidade global.
Israel atinge complexo militar do Hezbollah
Conforme informações da Reuters, o exército israelense relatou que realizou ataques aéreos em um complexo militar e outros três locais de infraestrutura pertencentes ao Hezbollah, na cidade oriental de Baalbek. Os ataques ocorreram em resposta à derrubada de um veículo aéreo não tripulado pelo Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã, no espaço aéreo libanês. O drone Hermes 900, de fabricação israelense, foi identificado como alvo pelo grupo.
Escalada de tensões regionais
O Hezbollah tem trocado fogo com Israel na fronteira sul do Líbano desde 8 de outubro, um dia após o ataque do grupo palestino Hamas a Israel. Essa situação culminou na guerra de Israel em Gaza, levando a um aumento das tensões regionais. Os bombardeios israelenses resultaram na morte de cerca de 270 combatentes do Hezbollah e aproximadamente 50 civis.
Mais de 90 mil deslocados no sul do Líbano
No sul do Líbano, aproximadamente 90 mil pessoas foram deslocadas devido aos confrontos, enquanto mais de 96 mil israelenses foram deslocados da zona fronteiriça norte do país. Os Estados Unidos e outras nações têm buscado uma solução diplomática para as hostilidades entre o Hezbollah e Israel. O Hezbollah afirmou que não cessará o fogo até que um cessar-fogo seja implementado em Gaza.
Novos ataques israelenses no Líbano
Segundo fontes de segurança, o mais recente ataque de Israel ao Líbano teve como alvo um campo de treinamento do Hezbollah na aldeia de Janta, próximo à fronteira com a Síria, e na cidade de Safri, próxima a Baalbek. Não houve relatos de vítimas decorrentes dos ataques, conforme as fontes. A situação na região permanece tensa, com a persistência do fogo cruzado entre as partes envolvidas.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo