A resposta iraniana ao ataque ao consulado em Damasco está a caminho contra Israel, disse o líder do Hezbollah.
O líder do grupo Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, afirmou que o Irã deve retaliar o ataque contra o consulado iraniano em Damasco e que a resposta será dada em breve.
Nasrallah fez a declaração em uma transmissão televisiva na última sexta-feira (5).
O líder do Hezbollah também destacou a importância da cooperação entre o grupo e a Guarda Revolucionária iraniana para combater as ameaças de Israel na região. A tensão entre as duas nações continua a crescer, com promessas de fortes represálias do Irã contra possíveis agressões israelenses.
.
A intensificação da crise entre Irã e Israel
As tensões entre Irã e Israel estão em alta desde o ataque ao consulado do Irã em Damasco. A Guarda Revolucionária iraniana perdeu sete membros, incluindo um comandante sênior, e promete vingança. O Hezbollah, apoiado pelo Irã, acusa Israel de marcar um ‘ponto de virada’ na região.
Enquanto isso, desde outubro do ano passado, os conflitos aumentaram com o grupo terrorista Hamas atacando Israel. O país se prepara para possíveis ataques retaliatórios, mobilizando mais tropas e cancelando licenças de unidades de combate. O ministro da Defesa de Israel reforça a postura de ataque contra inimigos em qualquer lugar.
Ataques de aliados e confrontos por procuração
O Irã, evitando uma guerra total, apoia ataques de aliados em toda a região contra alvos israelenses e norte-americanos. O Hezbollah tem trocado tiros com Israel na fronteira sul do Líbano, resultando em baixas de ambos os lados. Nasrallah, líder do Hezbollah, afirma que o grupo possui armamentos ainda não utilizados contra Israel.
A elite clerical do Irã prefere evitar conflitos diretos com Israel e EUA, optando por ataques seletivos por meio de representantes. A situação no Oriente Médio permanece volátil, com o risco de escalada dos confrontos entre Irã e Israel.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo