Comparar rendas de produtos ignora vida real: fase, investidor perfil, adequação, potencial rentabilidade, riscos, taxas, macroeconômica, impactos em ativos, refazer alocações, diversificação, carteiras, comissões, campanhas, rankings, bonificações – não fornece informações concretas.
Realizar um investimento envolve etapas essenciais para o sucesso financeiro. Começa com a análise do investidor, preenchendo seu Suitability, documento que define seu perfil no universo dos investimentos. Ao longo do processo, é crucial avaliar as decisões de investimento, fazendo os ajustes necessários para alinhar o planejado com a realidade.
Além do Suitability, a diversificação da aplicação é fundamental para mitigar riscos no mercado de negociação. Ao considerar diferentes opções de investimento, o investidor pode encontrar oportunidades mais alinhadas com seus objetivos financeiros. A constante análise e a busca por informações atualizadas são práticas essenciais para quem busca sucesso no mundo dos investimentos.
Investimento na fase inicial
A minha observação é que o investimento tanto por parte dos investidores quanto dos assessores, especialistas e gerentes de relacionamento (profissionais de venda e aconselhamento) raramente valoriza a fase inicial do processo e acaba concentrando excessiva atenção nos ativos que comporão a carteira. É como se alguém fosse a um restaurante mais preocupado em escolher o prato do que em considerar suas preferências, estado de espírito e paladar.
Em geral, as conversas entre profissionais e investidores giram em torno do potencial de rentabilidade dos produtos, dos riscos envolvidos, da tentativa de prever as taxas de juros e os próximos movimentos da macroeconomia, retornando sempre aos possíveis impactos nos ativos. Tudo isso numa busca incessante de prever o futuro e chegar a uma recomendação sobre quais ativos adquirir.
O questionário de adequação, embora possa ser bem elaborado, muitas vezes é negligenciado, semelhante a um mapa que foi consultado antes da viagem e esquecido no porta-luvas, perdido entre tantos outros aplicativos no celular.
Do ponto de vista do investidor, é mais estimulante pensar nos potenciais ganhos de suas escolhas, nos riscos que está evitando e nas apostas bem-sucedidas, que superaram as alternativas descartadas. Mesmo quando as coisas não saem como planejado, é possível atribuir os erros a fatores imponderáveis, como erros governamentais ou eventos geopolíticos inesperados, levando os investidores a recalibrar a rota e ajustar as alocações. Um verdadeiro desafio.
Para os profissionais envolvidos, a ênfase na previsão do futuro, na elaboração de cenários e na promoção de produtos é igualmente relevante. A formação é voltada para compreender os detalhes dos produtos, desde aspectos legais e tributários até características de risco e retorno.
Além disso, os profissionais são treinados na arte da diversificação, na construção de carteiras ótimas que buscam maximizar o retorno para cada nível de risco assumido. A abordagem voltada para os produtos também é a mais simples para empresas, bancos e plataformas, pois permite remunerar os canais de venda com base em comissões sobre a rentabilidade ou volume de vendas.
Essa estrutura facilita a criação de incentivos para impulsionar as vendas, com base no volume transacionado e nas comissões auferidas. Isso também abre espaço para campanhas de venda, rankings e bonificações com base no desempenho. No entanto, é evidente que esse modelo pode gerar conflitos de interesse, incentivando os clientes a realizar transações desnecessárias e girar suas carteiras com frequência, o que tem levantado preocupações entre os reguladores.
Parece que, tanto clientes quanto vendedores, muitas vezes se veem presos em um ciclo que valoriza a negociação e a aplicação constante de recursos, em detrimento de uma abordagem mais estratégica e ponderada no mercado de investimento. É fundamental repensar essa dinâmica e buscar um equilíbrio que priorize as necessidades e objetivos dos investidores a longo prazo.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo