Fórum Internacional debate o futuro sustentável da região amazônica na Universidade Estadual do Sudeste do Missouri, reunindo especialistas em conhecimento científico e arranjos produtivos locais.
A Amazônia é uma das regiões mais importantes do mundo, abrigando uma biodiversidade única e essencial para o equilíbrio ambiental. Durante o primeiro Fórum Internacional da Amazônia, realizado entre os dias 18 e 20 de março, especialistas e autoridades se reuniram para debater estratégias de preservação e desenvolvimento sustentável para a região.
Conhecida como o pulmão do mundo, a região amazônica desempenha um papel fundamental na regulação do clima global. É urgente que medidas eficazes sejam implementadas para proteger a Amazônia e garantir sua preservação para as gerações futuras. A conscientização sobre a importância da preservação da Amazônia deve ser disseminada e incentivada em todas as esferas da sociedade.
.
Parcerias e intercâmbio na região amazônica
Várias instituições do estado do Amazonas participaram do encontro, dentre elas o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A instituição integrou a programação oficial com participação na mesa-redonda ‘Os desafios da educação nas mudanças globais’, bem como nas palestras ‘Biodiversidade e biomecânica da Amazônia’ e ‘Pesca e aquicultura na Amazônia: realidade e perspectivas para o futuro’.
Durante o encontro, o Ifam assinou protocolo de intenções com a universidade anfitriã, a fim de estabelecer intercâmbio de alunos, servidores e pesquisadores, além de realizar projetos conjuntos na área de inovação tecnológica voltados ao desenvolvimento sustentável na região amazônica.
Fórum Internacional e a causa amazônica
O evento internacional é também uma homenagem a Adalberto Carim, juiz da vara de Meio Ambiente em Manaus, que foi jurista e entusiasta das causas amazônicas e ambientais. O encontro propiciou a troca de conhecimentos e experiências, com uma programação diversificada que incluiu exposição fotográfica, mesas-redondas e apresentação de artigos científicos, todos focados na sustentabilidade e preservação da Amazônia.
Contribuições dos Institutos Federais na região amazônica
Com debates e discussões em torno do tema, o evento buscou fomentar soluções inovadoras e estratégias eficazes para a conservação da Amazônia, contribuindo para o bem-estar das futuras gerações. Institutos Federais – Autarquias vinculadas ao MEC, os Institutos Federais atuam na produção de conhecimento científico e estão inseridos em agendas que fomentam os arranjos produtivos locais.
Além disso, são instituições que promovem ações com foco na sustentabilidade e nas questões ambientais. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Ifam
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo