Retificação do edital com novo cronograma publicado pelo MEC. Instituições podem enviar propostas até segunda-feira.
O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo de inscrições para o Programa de Educação Tutorial (PET) até a próxima segunda-feira, 19 de agosto. A Retificação III do Edital nº 4/2024, com o novo cronograma, foi divulgada nesta sexta-feira (16/8).
Os interessados em participar do PET devem ficar atentos ao novo prazo de inscrição. O Programa de Educação Tutorial oferece oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional aos estudantes. Não perca a chance de se inscrever no PET e ampliar seus horizontes educacionais.
PET: Programa de Educação Tutorial
Instituições públicas de ensino superior interessadas em participar do PET devem enviar suas propostas por meio do portal gerido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Conforme o edital, a divulgação do resultado final está prevista para a próxima segunda-feira, dia 20 de setembro. Já a divulgação do resultado parcial está agendada para o dia 16 de setembro. Entre os dias 17 e 18 de setembro, as instituições terão a oportunidade de interpor recursos no processo seletivo. O Edital nº 4/2024, responsável por abrir o processo seletivo, estabelece a criação de um total de 45 grupos de estudantes para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O PET é um programa desenvolvido por grupos de estudantes com a orientação de um docente, seguindo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os alunos de graduação que se dedicam integralmente às atividades do PET recebem bolsa de iniciação científica. O MEC criará 45 grupos do Programa de Educação Tutorial, com propostas que devem estar alinhadas com o projeto pedagógico dos cursos e da instituição de ensino superior, além de serem coerentes com as políticas de extensão e medidas para redução da evasão e melhoria do desempenho acadêmico na graduação.
Para apresentar propostas, as instituições públicas interessadas devem estar em dia com suas obrigações junto à União. Aquelas que já participam do PET não podem ter pendências de irregularidade no Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (Sigpet). As propostas devem estar em sintonia com as diretrizes pedagógicas dos cursos e da instituição, bem como com as estratégias de extensão e ações para aumentar a permanência e o sucesso dos estudantes na graduação.
Os novos grupos do PET terão como metas promover a diversidade na instituição de ensino superior, por meio de ações afirmativas em prol da equidade socioeconômica, educacional, territorial, étnico-racial e de gênero. Além disso, visam aprimorar a formação de jovens universitários como pesquisadores e extensionistas, preparando-os para atuar de forma qualificada em diferentes contextos sociais e comunidades. Esses grupos realizarão atividades acadêmicas com excelência, por meio de aprendizado coletivo e interdisciplinar.
Os grupos do PET serão compostos por no mínimo quatro e no máximo 12 bolsistas, distribuídos em cinco lotes temáticos. A proposta de criação dos grupos deve ser elaborada ou selecionada pelo Comitê Local dePET: Programa de Educação Tutorial.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo