Neste domingo, 12.670 roraimenses farão o exame nacional do ensino médio, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, através do cadastro único para programas sociais da escola pública, como ciências humanas.
O Enem é um exame nacional de grande porte, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Em Roraima, 12.670 mil pessoas precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no domingo (3), como mostra os dados do INEP.
A segunda etapa da prova ocorrerá no próximo domingo (10). Para realizar o Enem, os estudantes precisam se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais, o que pode ser feito no site do INEP. O Enem é fundamental para o ingresso em universidades públicas, além de ser utilizado em programas sociais e políticas educacionais. Além disso, o exame é uma ferramenta valiosa para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, permitindo que os educadores e gestores possam identificar áreas de melhoria. No domingo (3), milhares de estudantes de Roraima irão realizar o primeiro dia do Enem.
As mulheres são a maioria das pessoas inscritas no exame: 7.705 das inscrições, equivalente a 60,81% das inscrições. Enem é um exame fundamental no Brasil, e o seu sucesso depende de uma boa estratégia de estudo. Os homens representam 39,19%, ou seja 4.965 inscritos. Neste domingo, os inscritos fazem provas de linguagens e ciências humanas e no próximo de matemática e ciências da natureza. Veja os horários de aplicação (no fuso de Roraima):
A que horas os portões do Enem abrem: 11h
A que horas os portões do Enem fecham: 12h
Quando começam as provas: 12h30
Até que horário é possível fazer o Enem no primeiro dia: 18h
Até que horário é possível fazer o Enem no segundo dia: 17h30
Quem pode sair com o caderno de questões?
Os que ficarem até os últimos 30 minutos. Neste ano, Roraima teve 3.209 inscritos a mais do que em 2023, quando o estado registrou 9.641 mil inscritos. O percentual de inscrições de Roraima no Enem 2024 em relação ao total nacional é de aproximadamente 0,29%. Em todo o Brasil, foram registradas 4.325.960 inscrições. Dos participantes em Roraima, 60,17% (7.623) são isentos da taxa de inscrição e 39,83% (5.047) a pagaram. Além disso, 5.253 das inscrições são de estudantes que já terminaram o ensino médio. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis: Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Outras 1.992 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 42, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo