Reunião de atores do programa em Brasília de 26 a 28/11 objetiva compartilhar conhecimentos, boas práticas, desafios e inovações em metodologia de ensino e ambiente de aprendizado, com foco em certificação de língua e rede de instituições de educação.
O Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de promover o desenvolvimento da educação superior em todo o país, e uma das suas estratégias é a realização de encontros que reúnem coordenações de programas de estudantes-convênio.
Entre 26 e 28 de novembro, o 1º Encontro de Coordenações do Programa de Estudantes-Convênio na modalidade Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) reunirá representantes de instituições de educação superior que receberão estudantes em 2025. Durante o evento, os participantes discutirão estratégias de integração dos estudantes-convênio e irão discutir sobre os desafios que eles enfrentam em relação ao seu desempenho acadêmico. O objetivo é que os participantes possam trocar experiências e conhecimentos sobre como melhorar o atendimento aos estudantes-convênio, proporcionando-lhes uma experiência educacional de qualidade.
Reunião de Atores para Fortalecimento da Educação
O objetivo é reunir os principais envolvidos no Programa de Educação de Língua Portuguesa para Estrangeiros (PEC-PLE) para troca de conhecimento e compartilhamento de boas práticas em metodologia de ensino, de aprendizado e certificação, e discutir desafios e inovações para o fortalecimento das relações entre os envolvidos, permitindo maior sinergia e alinhamento da educação no país. A reunião será realizada pela Sociedade Brasileira de Educação Superior (Sesu) e contará com participação de gestores de relações internacionais das instituições de ensino, professores de cursos de Letras, pesquisadores e representantes de órgãos governamentais relacionados à internacionalização da educação, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Evento da Sesu a Ser Realizado em Brasília
O evento será realizado no dia 26 de novembro no auditório da sede do Ministério da Educação (MEC), no Bloco L da Esplanada dos Ministérios, com a abertura oficial às 14h (horário de Brasília). Já nos dias 27 e 28, os trabalhos acontecerão na sede do Inep, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 4, Lote 327. As atividades do dia 27 começarão às 8h, e do dia 28, às 9h. O PEC-PLE é um programa que se destina à formação e à qualificação de estudantes estrangeiros por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de português como língua estrangeira em instituições de ensino superior brasileiras.
Programa de Estudantes-Convênio Recebe Candidaturas
O programa se destina à formação e à qualificação de estudantes estrangeiros por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de português como língua estrangeira em instituições de ensino superior brasileiras. Na seleção deste ano, que recebeu mais de 1.700 candidaturas, 40% dos estudantes selecionados vão participar do PEC-PLE. Eles realizarão seus estudos em 39 instituições de ensino superior, até a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Concluída essa etapa, os participantes poderão iniciar a graduação no Brasil.
Apoio à Internacionalização da Educação
O Programa de Estudantes-Convênio (PEC-G) é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Sem pretender exclusividade, a iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada em julho deste ano, modernizou o programa a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, ao qual já aderiram mais de 100 instituições de educação superior do país. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1980.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo