Novidade é anunciada durante balanço da aplicação. Certificação por exame valerá para maiores de 18 anos. MEC quer análise para convergência entre exame e Saeb.
Com o objetivo de avançar na qualidade do ensino, o Ministro da Educação (MEC) que está à frente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), considera a possibilidade de realizar estudos para a volta da certificação da conclusão do ensino médio, por meio do Enem, para estudantes maiores de 18 anos a partir de 2025.
Essas novas políticas visam atender às necessidades de jovens e adultos que buscam ter a oportunidade de se certificar da conclusão do ensino médio por meio de um exame nacional de competências. A certificação da conclusão do ensino médio, por meio do Enem, tem o objetivo de avaliar as competências dos alunos, proporcionando uma melhor compreensão do seu potencial. Com isso, os estudantes podem se preparar melhor para os exames e se apresentar de forma mais competitiva aos universitários e também ao mercado de trabalho. O Enem é reconhecido como um referencial de qualidade no ensino médio, e a sua certificação representa um reconhecimento das competências de estudantes que buscam a conclusão do ensino médio por meio de um exame nacional.
Avaliação Convergente: Enem e Saeb
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estarão aprofundando a convergência entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de avaliar o ensino médio da educação básica. Este anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, durante a coletiva de imprensa de balanço da edição do Enem, realizada no dia 10 de novembro.
De acordo com Camilo Santana, muitos alunos do terceiro ano de ensino médio priorizam a prova do Enem em detrimento da do Saeb. Neste contexto, o MEC está considerando a possibilidade de o Enem servir como prova do Saeb para esses alunos. O ministro destacou que abrir essa discussão com as redes é um passo importante para ter mais eficiência já em 2025.
Além disso, o MEC está estudando a possibilidade de permitir que os jovens e adultos utilizem o Enem para obter o certificado do ensino médio. Camilo Santana afirmou que a ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas permitir que os jovens também tenham a possibilidade de usar o Enem para se certificar. Isso, segundo ele, daria mais abrangência e permitiria que o jovem faça a prova e já tenha acesso à educação superior.
De acordo com Palacios, a demanda traz a possibilidade de discutir o fortalecimento do Enem como um exame que, além de proporcionar o acesso à educação superior, seja um instrumento de certificação do ensino médio e de avaliação das redes de educação básica. O presidente do Inep afirmou que o objetivo é desenhar essa proposta e discutir com todo o país, pois trata-se da colocação do Enem em uma posição que, de fato, o consagra como grande avaliador de desempenhos.
Crescimento do Enem
A aplicação do exame em todo o país foi finalizada sem ocorrências graves. Um dos destaques de 2024 foi o aumento do número de inscrições em relação à última edição do Enem, assim como o crescimento da proporção de concluintes do ensino médio da rede pública entre os inscritos. A Edição do Enem também teve diminuição na taxa de abstenção nos dois dias de aplicação.
Para Camilo Santana, a criação do Pé-de-Meia, para combate à evasão na educação básica, está ligada à retomada de crescimento do Exame. Os beneficiários pela poupança do ensino médio que concluem o ensino médio e participam dos dois dias de prova recebem parcela extra de R$ 200. Até o fim do mês, o Inep fornecerá uma lista dos estudantes que receberão a parcela.
Os resultados finais do exame serão divulgados em 13 de janeiro de 2025. Em 2024, o Enem já teve novidades, como o aprimoramento nos protocolos de segurança e na alocação dos participantes nas salas de prova: 90% dos inscritos foram alocados em até 10 km das suas residências. Os gabaritos e os Cadernos de Questões oficiais do Enem 2024 serão disponibilizados na próxima semana, com a divulgação antecipada.
Reaplicação
O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 11 a 15 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas de segurança e outros motivos têm a oportunidade de reaplicar.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo