Nível sobe 18,03% à tarde, a 19,30 pontos. Dólar e ouro, portos seguros, avançam. Investidores receosos com dados ruinosos sobre seguro-desemprego.
O IVX (Índice de Volatilidade), indicador que busca medir o nível de medo nos mercados e o sentimento dos investidores, atinge o pico nesta quinta-feira (1º), revelando preocupações sobre o rumo da economia brasileira um dia após a divulgação dos resultados do PIB do último trimestre, revelando uma queda de 0,5% em relação ao período anterior.
Os investidores demonstram temor com a instabilidade política e econômica do país, refletindo-se no medo evidenciado pelo IVX em um dia de turbulência nos mercados financeiros nacionais.
Medo em Alta: Investor Receoso com Dados Ruinosos
O índice em questão correlaciona-se com a flutuação dos contratos de opções de ações do principal índice acionário dos EUA, o S&P 500, registrando um aumento de 18,03% às 16h, atingindo 19,30 pontos. Mais cedo, teve divulgação de que o índice de gerentes de compras (PMI) no setor industrial dos EUA retrocedeu para 46,8 pontos em julho, abaixo dos 48,9 pontos antecipados por analistas no mês passado, conforme o Instituto para a Gestão da Oferta (ISM) reportou. Ademais, um relatório prévio indicava que os pedidos de seguro-desemprego nos EUA, na semana passada, atingiram 249 mil, superando significativamente a expectativa de 235 mil dos analistas.
Diego Chumah, gestor do fundo Asa Hedge, comentou que os dados do ISM sugerem que o mercado de trabalho e a atividade econômica estão abrandando, enquanto os preços estão em ascensão. Em conjunto com as informações sobre o seguro-desemprego, isso desperta um temor com uma possível desaceleração ainda mais acentuada no cenário econômico. ‘Já houve uma acomodação de certos dados negativos, imaginando que os juros sofreriam queda, porém, agora esses indicadores desfavoráveis estão tendo um agravamento, e os juros não respondem à queda.’
O índice de volatilidade VIX encontra-se em um nível superior comparado à época em que eclodiu o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no mês de outubro do ano passado, atingindo 18,93 pontos naquela ocasião. O recrudescimento das tensões relativas ao conflito também impacta os cenários do mercado financeiro atualmente. Operadores mencionam que o fato de Israel ter eliminado um dos comandantes militares do Hamas intensificou o temor de uma possível escalada do conflito para uma dimensão regional.
O dólar e o ouro, como ativos considerados refúgio seguro, estão avançando neste dia. O dólar apresentou forte valorização frente ao real, elevando-se 1,50% e atingindo a maior cotação em 31 meses, enquanto o ouro subiu 0,45%. Em relação a outras moedas, o dólar registrou uma alta de 0,31%.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo