Unidade de ensino médio com tempo integral e atende 187 estudantes, incluindo medalhistas em olimpíadas educacionais.
O lançamento do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Monsenhor Cícero Portela foi uma iniciativa de suma importância para a educação pública do Piauí. Nesse espaço, os estudantes têm a oportunidade de se desenvolverem de maneira integral, incluindo atividades culturais, esportivas e educacionais. O Ceti é o único da região e oferece uma experiência única para os seus alunos. A escola é um local onde muitos jovens podem encontrar seu lugar e trabalhar duro para o seu futuro.
Na ocasião, o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, estiveram presentes e destacaram a importância da educação na formação de futuros cidadãos. A reforma, ampliação e modernização do Ceti Monsenhor Cícero Portela são passos importantes para garantir que os estudantes tenham as melhores condições para aprenderem e se desenvolverem. Essa escola é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país.
Reformas em escolas estaduais do Piauí visam melhorar a estrutura e adaptá-las para a modalidade-educacional de tempo-integral a partir de 2025
A unidade recebeu investimentos superiores a R$ 3 milhões, garantindo a climatização, modernização de salas de aula, biblioteca, vestiários, quadra poliesportiva, sala de mediação tecnológica e robótica, laboratório de ciências, sala de atendimento educacional especializado, refeitório e subestação elétrica. A escola Monsenhor Cícero Portela, que recebeu toda essa modernização, é um exemplo da promoção de um padrão de qualidade que resulta na melhoria do desempenho dos alunos.
Governo entrega reforma de escola no Parque Piauí, em Teresina; R$ 3 milhões em investimentos
Rafael Fonteles ressaltou que as reformas nas escolas do Piauí visam garantir um padrão de qualidade que resulte na melhoria do desempenho dos alunos. ‘Essa escola, a Monsenhor Cícero Portela, por exemplo, recebeu toda essa modernização para atingir o padrão de qualidade que estamos exigindo em todas as unidades do estado’, afirmou o gestor. O governador frisou ainda que, além das reformas na infraestrutura física e tecnológica, as escolas oferecerão aulas de educação profissional e técnica.
‘Essa combinação de valorização dos professores e servidores, somada à metodologia do tempo integral com educação profissional e técnica, vai tornar a educação do Piauí a melhor do Brasil’, ressaltou Rafael. Washington Bandeira comentou que mais de 300 escolas do Piauí estão com reformas em andamento, com o objetivo de proporcionar mais conforto para alunos e professores, além de melhorar a qualidade do ensino.
Um dado interessante é que estamos alcançando quase 100% das escolas climatizadas em Teresina e mais de 50% em todo o Piauí. Esta escola aqui, por exemplo, não era climatizada, explicou o secretário. Fernando Vasconcelos, professor de matemática e educação financeira da escola, que assumirá a disciplina de robótica em 2025, falou sobre a importância dessa área.
Vai possibilitar que os alunos tenham uma visão de um mundo maior, porque sabemos que a tecnologia está se desenvolvendo a cada dia. Isso vai dar a eles a oportunidade de almejar novos cargos e empregos, incluindo aqueles que ainda surgirão, destacou o docente. Luciano de Oliveira Soares, um dos alunos do professor Fernando e medalhista de prata na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef), também comemorou a reforma na escola.
Se antes da reforma as notas já eram boas, agora, com os equipamentos novos, vai dar para melhorar ainda mais o desempenho. Além disso, a escola está superconfortável, mais até do que a própria casa da gente, elogiou o estudante.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo