Evento debate vantagens da redução do consumo de álcool, com opções de drinques saudáveis. Empresa organizadora promove vendas de bebidas sem ressaca.
A presença da geração Z no festival SXSW trouxe à tona diversas tendências, incluindo a mesa ‘Por que não beber é a trend mais em alta entre os de bebidas’. Os jovens nascidos entre 1995 e 2010 estão cada vez mais interessados em estilos de vida saudáveis e alternativas não alcoólicas, impulsionando assim a popularidade de bebidas como kombucha, água de coco e chás gelados.
Os jovens da geração Z estão atentos não apenas às questões de saúde, mas também ao impacto ambiental e social de suas escolhas. Dessa forma, a preferência por bebidas não alcoólicas representa não apenas uma mudança de hábitos, mas também uma forma de expressão de valores e preocupações em relação ao mundo atual. Essa nova mentalidade está ditando os rumos do mercado de bebidas e promete influenciar as gerações futuras.
Entendendo a Preferência da Geração Z por Bebidas Não Alcoólicas
Liderada por Marcos Salazar, CEO da ANBA – Adult Non-Alcoholic Beverage – a discussão abordou a crescente tendência, especialmente entre os jovens da Geração Z, de evitar bebidas alcóolicas, inclusive em festas e celebrações. Elizabeth Gascoigne, de 25 anos, é fundadora da Absence of Proof (Falta de Provas), uma empresa organizadora de eventos onde álcool não entra.
‘Quando decidi parar de beber definitivamente, há cerca de dois anos, ficava constrangida em festas e jantares, porque alguém sempre perguntava ‘o que você está bebendo?’, e insistiam em drinques quando eu contava que simplesmente não bebia por opção’. Esse foi um dos motivos que fez Andrew Solis criar sua própria marca de drinks não alcóolicos, a Cut Above Zero Proof Spirits.
‘Minha epifania veio definitivamente quando acordei um dia de ressaca, com duas crianças para tomar conta. Pensei: ‘deve haver uma maneira de continuar me divertindo com mais controle sobre as doses e o efeito delas no meu corpo’, contou. Solis explicou que, ao contrário do que muitos acreditam, opções de drinques sem álcool não são apenas para dependentes ou só para quem cortou por completo a bebida.
‘Pelo contrário, se você tem opções de bebidas sem álcool, pode intercalar com seus drinques ‘normais’ ao longo da noite sem ter que se render a água e sentir que a noite acabou’. No entanto, assim como no caso dos orgânicos, drinques saborosos sem álcool ainda não são tão acessíveis, e um dos motivos é o custo.
‘Como o álcool é eficiente em reter sabor, muito mais que a água, chegamos a gastar três vezes mais ingredientes para a bebida ficar tão atraente quanto as que levam álcool’, contou Pauline Idogho, CEO do Mocktail Club.
Geração Z e a Importância da Saúde
Leia mais SXSW 2024: jogos multiplayer e plataformas são tendência no mundo dos games. ‘Assumi que tinha crises de ansiedade, nem todos meus dias eram bons’, diz Selena Gomez no SXSW. SXSW 2024: caminho para Brasil inovar passa por favelas, diz Edu Lyra. Elizabeth afirmou que também é difícil conscientizar donos de bares e restaurantes a terem essas opções em seus menus.
‘Eles vivem da venda de bebidas, e acham que vão vender menos se oferecerem versões sem álcool. Na verdade, estarão incluindo mais gente entre seus clientes, e não perdendo. Não é prejuízo, é soma’, defendeu. Com resistência ou não, Salazar afirmou que esse é um futuro que já chegou, liderado pela Geração Z.
‘Eles são mais ligados em saúde, em bem-estar, e não veem tanta graça em ficar embriagados. Querem curtir o momento de cara limpa’. O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda, atrações de diferentes países.
Fonte:
Comentários sobre este artigo