ouça este conteúdo
Relatório indica que Teophilo, do Alto Comando do Exército até 2023, concordou com golpe a favor de Bolsonaro, investigado por participação na trama.
Antigos líderes do Exército, Marco Antonio Freire Gomes e Júlio César Arruda, apresentaram declarações por escrito em apoio ao general Estevam Theophilo, investigado por suspeitas de envolvimento em uma conspiração general. Esses testemunhos foram fundamentais para a defesa do general em meio às acusações que pairam sobre ele.
A defesa do general Estevam Theophilo ganhou força com os depoimentos dos ex-comandantes, que refutaram as alegações de golpismo e reforçaram a integridade do militar acusado. A solidariedade demonstrada por Freire Gomes e Arruda destaca a confiança no caráter do general e questiona a veracidade das acusações feitas contra ele.
General Teophilo acusado de golpismo por comandantes
A CNN obteve acesso a duas declarações incluídas na ação em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Polícia Federal, Teophilo, à frente do Comando de Operações Terrestres (Coter), teria papel crucial em acionar militares das Forças Especiais, conhecidos como ‘kids pretos’, visando a um golpe em favor de Bolsonaro. O relatório indica que Teophilo, membro do Alto Comando do Exército até novembro de 2023, teria concordado com a medida desde que Bolsonaro a assinasse.
Investigação sobre participação de general Teophilo em trama liderada por suspeita
Durante uma reunião em dezembro de 2022 no Palácio do Alvorada, Teophilo teria discutido o suposto golpe com Bolsonaro. O general Freire Gomes, Comandante do Exército na época, afirmou que Teophilo sempre se dedicou exclusivamente às atividades militares durante sua gestão no Coter. Em depoimento à PF, Teophilo alegou ter ido ao Alvorada a pedido de Freire Gomes para ‘ouvir lamentações’ do ex-presidente.
General Teophilo investigado por suspeita de envolvimento em trama golpista
O general Arruda, que sucedeu Teophilo no comando do Exército, elogiou a conduta do ex-chefe do Coter, destacando sua disciplina e lealdade. Em meio à crise, Arruda foi substituído por determinação de Lula da Silva. A defesa de Teophilo enviou esclarecimentos adicionais, enquanto a suspeita de sua participação na trama golpista permanece sob escrutínio.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo