A autoestima nos dá ferramentas para viver a vida da melhor forma possível, criando objetivos e buscando referências positivas para reconhecer nosso próprio valor.
A autoestima é um dos fundamentos essenciais para uma vida plena e realizada. Quando nos sentimos confiantes e valorizados, podemos tomar decisões assertivas e moldar nosso futuro com propósito. A autoestima é o combustível que nos impulsiona a superar obstáculos e alcançar nossos objetivos.
No entanto, quando a autoestima está baixa, podemos perder a conexão com nosso amor próprio e nossa autoimagem. Isso pode levar a uma falta de confiança em nossas habilidades e julgamentos, tornando-nos mais propensos a se sentir perdidos e inseguros. É importante cultivar a autoaceitação e trabalhar para reconstruir nossa autoestima, para que possamos retomar o controle de nossas vidas e viver de forma autêntica e plena. Acreditar em si mesmo é o primeiro passo para o sucesso.
Fortalecendo a Autoestima
É fundamental relembrar e fortalecer o valor de nossa autoimagem diariamente. Uma das formas de fazer isso é por meio das palavras. Pensando nisso, separamos sete frases curtas, analisadas pela psicóloga Milena Lhano, para que você possa entender a importância da autoestima, principalmente para a autoestima feminina, e saiba como aumentá-la com o tempo.
1. ‘Cuide de corpo: você mora nele’ – Abílio Diniz
De acordo com Milena, o autocuidado pode ser um dos primeiros passos em direção a uma boa autoestima. ‘Quando amamos outras pessoas, queremos dar o melhor a elas. Portanto, ao nos amarmos, o raciocínio não pode ser diferente’, explica a especialista. Preservar a nossa saúde, cuidar do corpo, decorar a casa. Todos esses elementos externos geram impactos internos, que podem potencializar o nosso amor próprio e aumentar a nossa autoestima.
2. ‘Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade’ – Walt Disney
A vida é feita de sonhos. E segundo Milena Lhano, é importante criar objetivos constantemente, pois são eles que nos motivam a não desistir. ‘Precisamos de algo para acreditar, algo para lutar’, afirma. Sonhar é um incentivo para continuar nossas jornadas. Nos momentos em que torna-se difícil persistir, a especialista aconselha buscar referências positivas em nossas vidas, de quando algo deu certo. Desta forma, podemos nutrir um maior otimismo frente às possibilidades e nos sentir empoderados a continuar buscando a felicidade e fortalecendo a nossa autoestima.
Autoestima e Autoimagem
3. ‘Aceitar a imperfeição ajuda a ter mais força de vontade’ – Meg Selig
O ser humano é um mar de contrapontos. Nunca somos unicamente bons ou maus. E para Milena, aceitar que podemos errar é libertador. Equívocos fazem parte de nossa jornada, e não poderíamos evoluir sem eles. ‘Não existe autoaceitação se apenas enxergamos nossas qualidades. E uma boa autoestima depende do quanto nos aceitamos’, explica. Quando entendemos o que somos, e temos consciência de nossas limitações, amar a si mesmo fica mais fácil. Ao invés de julgarmos nossas falhas, podemos abraçá-las, e buscar meios de nos tornar versões melhores de quem somos, fortalecendo a nossa autoestima e autoimagem.
4. ‘Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes’ – Paulo Freire
A comparação pode ser prejudicial para a autoestima. Segundo Milena, cada um tem a sua história, e quando pensamos muito no outro, esquecemos de reconhecer o nosso próprio valor. A psicóloga explica que com a ajuda da terapia, e da auto observação, é possível reconhecer os aspectos positivos de nossa identidade. ‘Um especialista poderá te guiar no processo de autoconhecimento, para que você esteja em paz consigo’, reitera. Reconhecer o nosso próprio valor é fundamental para a autoestima e autoaceitação.
5. ‘Quando você tiver feito algo bem, não tenha medo de admitir que você conseguiu’ – Susan Krauss Whitbourne
Muitas vezes, deixamos de enaltecer nossas conquistas por medo de aparentar arrogância. Entretanto, na medida certa, o hábito pode fortalecer a imagem que temos de nós mesmos. De acordo com Milena, é importante reconhecer nossas conquistas e fortalecer a nossa autoestima, pois isso nos ajuda a nos sentir mais confiantes e seguros de nós mesmos.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo