Missão vacina contra aumento de casos de síndromes respiratórias e diarreia em Assis Brasil (AC) do grupo de controle de doenças diarreicas agudas.
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) realizou uma campanha de vacinação em comunidades indígenas de Assis Brasil (AC), aplicando 548 doses da vacina contra a influenza. Uma equipe dedicada reforçou o atendimento na região, combatendo o aumento de casos de gripe e diarreia. A vacinação tem sido fundamental para a prevenção de novos casos e para a proteção da saúde dessas comunidades.
Além disso, a imunização promovida pela FN-SUS não só protege os indígenas, mas também contribui para a saúde coletiva, fortalecendo a importância de imunizar toda a população. A campanha de vacinação demonstra o compromisso do sistema de saúde em garantir a segurança e o bem-estar de todos, enfatizando a necessidade de manter a vacinação em dia para prevenir doenças infecciosas.
Vacinação: Estratégia para Controle de Doenças Diarreicas Agudas
Desde o início de julho, uma equipe da Força Nacional do SUS, composta por profissionais de saúde, está atuando na região do Rio Iaco, no Dsei Alto Rio Purus. Além dos atendimentos, eles têm realizado investigações e controle de casos de Síndrome Gripal, SRAG e Doenças Diarreicas Agudas. A missão visa conter o aumento de casos nessas aldeias, onde mais de 266 casos de gripe e diarreia foram registrados, resultando em duas mortes.
Constatou-se um repentino aumento de influenza tipo A nas aldeias, o que levou à proposta de uma campanha de vacinação na região. A estratégia foi montada e a imunização em massa teve início, visando proteger toda a população. O coordenador da FN-SUS, Rodrigo Stabeli, enfatiza a importância da vacinação como a melhor forma de prevenção.
Para apoiar a ação de imunização, o Ministério da Saúde enviou caixas térmicas e insumos para fortalecer as atividades locais. Um freezer foi instalado nas aldeias Jatobá e Extrema, ampliando a capacidade de armazenamento das vacinas. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Acre, que disponibilizou as doses necessárias. A meta é imunizar 2 mil indígenas, com foco especial em crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos, grupos mais vulneráveis às doenças.
Assis Brasil, município do Acre com mais de 7 mil habitantes, está localizado em uma região de fronteira com o Peru e a Bolívia. O SIASI registra a presença de duas etnias, Jaminawa e Manchineri, totalizando 2,1 mil indígenas em 32 aldeias. A vacinação se torna essencial para proteger a saúde dessas comunidades e controlar a propagação de doenças diarreicas agudas. A ação conjunta entre as autoridades de saúde é fundamental para garantir a imunização e o bem-estar dessas populações vulneráveis.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo