Inscrições para vagas do FIES até 2 de dezembro, estão abertas para alunos de graduação já matriculados com financiamento estudantil de até 100% dos encargos educacionais.
As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram prorrogadas até o dia 2 de dezembro de 2024, conforme Edital nº 33/2024 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União.
Em razão dessa prorrogação, muitos estudantes podem evitar a falta, de financiamento ao estudo, uma vez que terão mais tempo para solicitar o financiamento estudantil. Além disso, essa prorrogação pode ser vista como uma oportunidade para que os estudantes visem um financiamento ao estudo mais sustentável e eficaz, permitindo-lhes focar na sua carreira sem problemas financeiros.
Financiamento ao Estudo: Oportunidades e Exigências
Para inscrição exclusiva na Internet, o sistema de seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies Seleção) no Portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC) é a única opção permitida. De acordo com o Edital 32/2024, o processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes do Fies define que o resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado em 4 de dezembro, composto por chamada única e lista de espera. A classificação da ordem geral e da pré-seleção do candidato se dará com base na pontuação e na ordem da classificação geral das inscrições. Em caso de empate, a classificação geral será refeita, com prioridade para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), bem como os autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de ‘cursando’ no momento da inscrição ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado. Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.
O Fies oferece financiamento estudantil de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições, com prioridade para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A contratação do financiamento ocorre após o resultado da ordem de classificação e pré-seleção ser divulgado em 4 de dezembro, composto por chamada única e lista de espera.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo