Valdileia Martins, do MST, de Querência do Norte, treina em acampamento improvisado no Pontal do Tigre, saltando com vara de sacos de palha.
No primeiro dia das competições de pista e campo do atletismo nos Jogos Olímpicos, o mundo testemunhou a performance de Valdileia Martins, atleta brasileira na final do salto em altura feminino. Além de mostrar sua habilidade no atletismo, Valdileia inspira com sua determinação e garra.
Na prova de salto em altura, Valdileia mostrou todo seu talento e técnica, competindo com as melhores atletas do mundo. Sua participação na competição de atletismo foi marcada por momentos emocionantes e cheios de adrenalina, demonstrando o verdadeiro espírito esportivo. Valdileia é um exemplo de dedicação e paixão pelo esporte.
Atletismo: Superando Desafios e Conquistando Objetivos
Com início nos treinos improvisados em um acampamento do MST, Valdileia realizou os primeiros saltos improvisando vara de pescar e sacos com palha de arroz. No assentamento Pontal do Tigre, em Querência do Norte, ela deu os primeiros passos no atletismo, mesmo com tantas improvisações para alcançar seus objetivos.
Durante a semana que antecedeu sua estreia em Paris, Valdileia enfrentou a perda de seu pai, seu principal incentivador. Aos 21 anos, a atleta nascida em um município com pouco mais de 12 mil habitantes no Noroeste do Paraná, mostrou determinação e coragem para seguir em frente.
‘Como no início não tinha estrutura, nosso professor Flávio Rodrigues começou a improvisar sacos de arroz e varas de bambu para os saltos que ela faz hoje’, relatou Marcelo Martins, irmão de Valdileia. A atleta expressou seu desejo de inspirar outros, mostrando que uma filha de agricultor também pode alcançar o sucesso.
A perda de seu pai, Israel Martins, às vésperas da estreia nos Jogos Olímpicos, foi um golpe duro para Valdileia. Mesmo assim, ela se dedicou a homenageá-lo em sua prova, prometendo dar o seu melhor em sua memória. A família foi seu alicerce durante sua jornada na Vila Olímpica, apoiando-a em todos os momentos.
Valdileia teve o apoio do treinador Flávio Rodrigues e de seu pai para seguir em frente em sua carreira no atletismo. Seu potencial foi reconhecido desde cedo, levando-a a Maringá aos 15 anos para desenvolver suas habilidades. Com o recorde brasileiro de salto em altura ao lado de Orlane Maria dos Santos, ela está pronta para competir e mostrar sua capacidade de superação ao mundo.
A final está marcada para domingo, às 14h55 (horário de Brasília), onde Valdileia terá a oportunidade de brilhar e honrar a memória de seu pai com sua performance excepcional. Acompanhe mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo