Parlamentar luta pelos direitos da pessoa monocular: ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, PL, Câmara dos Deputados. Procedimento cirúrgico em intensivo, INPM. Campanhas: arrecadação, recursos, proteses, oculares, lentes, esclerália. Lei Amália Barros. (139 caracteres)
A jovem deputada Amália Barros (PL-MT) faleceu na madrugada deste domingo (12), aos 39 anos. Ela estava hospitalizada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a remoção de um nódulo no pâncreas. A morte de Amália Barros, que ocupava o primeiro mandato na Câmara dos Deputados, foi anunciada por meio de uma nota divulgada em suas redes sociais.
A parlamentar Amália Barros será lembrada pelo seu compromisso com a política e pelos projetos que defendeu durante seu mandato. Sua partida precoce deixa um vazio entre seus colegas e eleitores, que reconheciam sua dedicação e empenho. Amália Barros deixa um legado importante e sua ausência será sentida por todos que acompanharam sua trajetória na vida pública.
Amália Barros: Jovem Parlamentar em Seu Primeiro Mandato na Câmara dos Deputados
Durante as últimas semanas, Amália Barros passou por mais de um procedimento cirúrgico e continuava recebendo tratamento intensivo. Eleita em 2022 com uma expressiva votação de mais de 70 mil votos, ela ocupava o cargo de vice-presidente do PL Mulher e mantinha uma amizade próxima com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que usou suas redes sociais para se despedir da parlamentar. ‘Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços de Nosso Pai’, escreveu Michelle.
Natural de Mogi Mirim, São Paulo, Amália Barros era uma jovem deputada formada em jornalismo que transformou uma experiência pessoal desafiadora em uma luta política inspiradora. Aos 20 anos, ela perdeu a visão de um dos olhos, o que a levou a passar por um procedimento cirúrgico para a colocação de uma prótese ocular. Em decorrência desse acontecimento, Amália fundou o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, dedicado a promover campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais.
No final de 2021, Amália lançou o livro intitulado ‘Se Enxerga!: Transforme Desafios em Grandes Oportunidades para Você e Outras Pessoas’, no qual a deputada compartilha sua trajetória de superação e engajamento político. Além disso, em 2021, ela foi uma das principais defensoras da Lei Amália Barros, que garante direitos e benefícios para pessoas com visão monocular, equiparando essa condição a outras deficiências sensoriais.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prestou homenagens à memória de Amália Barros, destacando sua dedicação às causas do Mato Grosso e das pessoas com visão monocular. Lira relembrou o comprometimento da jovem parlamentar, que mesmo antes de assumir o mandato, buscou apoio na Câmara dos Deputados para a aprovação da Lei 14.126/21, que representa uma conquista significativa para o segmento.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo