Exercícios físicos simples podem ser uma atividade básica para reduzir estresse e controlados para definir sua musculatura profunda.
Quando se busca por exercícios que fortalecem braços, pernas, glúteos e abdômen, é comum surgir a ideia de musculação. No entanto, existem outras opções eficazes que podem atender às necessidades de quem busca um treino completo. Uma dessas alternativas é o pilates.
Alguns adeptos do pilates insistem que a prática da atividade pode ser benéfica para a mente, além de modelar o corpo. Mas, na ausência de informação disponível para comprovar essa afirmação, fica difícil avaliar a eficácia do método. Em qualquer caso, o pilates é uma opção que merece ser considerada por aqueles que buscam um treino mais completo.
O Pilates: O Exercício Completo para um Corpo Forte e Flexível
Se você pensa que o pilates é apenas uma atividade leve e relaxante, está muito enganado! Esse método de exercício controlado é uma verdadeira bomba de oxigênio para o corpo, trabalhando os músculos de forma eficaz e promovendo a flexibilidade, a postura e a concentração. Além disso, ajuda a reduzir o estresse e traz equilíbrio para o dia a dia, tornando-o uma opção perfeita para qualquer idade.
Nem todas as pessoas sabem, mas o pilates é um exercício completo que fortalece os músculos de maneira diferente da musculação tradicional. Embora também ofereça definição corporal e ganho de massa magra, a grande diferença está na forma como os músculos são trabalhados. A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio explica em um artigo publicado pelo Minha Vida que no pilates, os músculos são ativados de forma isolada, permitindo um controle maior e mais preciso sobre cada movimento. Além disso, o método diferencia a musculatura superficial (logo abaixo da pele) da profunda (localizada mais internamente, como nos órgãos), trabalhando ambas de maneira equilibrada.
Essa abordagem torna o pilates uma excelente opção para quem busca não só tonificação muscular, mas também aumento da mobilidade, alívio de dores e até mesmo recuperação de lesões. Os exercícios são personalizados de acordo com a condição física de cada pessoa, o que garante um treino adaptado às suas necessidades. Outro bônus é que o pilates, além de fazer muito bem para o corpo, também melhora a capacidade respiratória, contribuindo para uma sensação geral de bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente.
3 Exercícios de Pilates para Fortalecer os Músculos do Corpo
Para fortalecer os músculos do corpo com exercícios de pilates, basta investir em movimentos específicos que podem ser feitos com o auxílio de acessórios simples. A fisioterapeuta recomendou três exercícios que, além de trabalharem a força, melhoram a postura e a mobilidade:
1. Prancha com Elevação de Pernas: Nesse exercício, além de fortalecer o abdômen e os braços, você também trabalha os glúteos e as pernas. A especialista explicou como deve ser feito: ‘Comece na posição de prancha, com as mãos alinhadas aos ombros e as pernas estendidas. Coloque uma mini band acima dos tornozelos. Ao expirar, eleve a perna direita e, ao inspirar, retorne à posição inicial. Repita o movimento com a perna esquerda’.
2. Shoulder Bridge (Ponte): Na postura de ponte, o foco é a parte posterior do corpo, como glúteos e costas: ‘Deite-se no chão com as pernas flexionadas e os calcanhares apoiados sobre uma bola (Gym Ball). Com os braços estendidos ao lado do corpo, expire e eleve a pelve, mantendo as pernas e braços estendidos. Retorne à posição inicial ao inspirar’.
3. Cobra no Chão: Nesse exercício, você trabalha a musculatura do abdômen e da coluna vertebral: ‘Deite-se de bruços sobre o chão, com as mãos sob o peito. Eleve o peito do chão, mantendo as costas arqueadas e os glúteos estendidos. Retorne à posição inicial ao inspirar’.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo