Jan Leike liderou time de treinamento IA, reclamou de desgaste e usou termos: superalinhamento, alinhamento, conselho, empresa, equipe, superalinhamento, processos, segurança.
Ao sair da porta de saída da OpenAI — empresa de tecnologia responsável pelo ChatGPT —, o executivo Jan Leike destaca preocupações relacionadas à empresa e à segurança da tecnologia. Leike, que deixou a liderança da equipe de ‘superalinhamento’ da OpenAI, expressou em um post no X que discordava das prioridades do conselho da companhia e que havia atingido um ‘ponto de ruptura’. ‘Alinhamento’ ou ‘superalinhamento’ são termos comuns no campo da inteligência artificial (IA) para descrever o processo de treinamento de programas para atender às necessidades humanas. Leike ingressou na OpenAI em 2021 e no ano passado foi anunciado que ele lideraria a equipe de superalinhamento, com foco em impulsionar ‘avanços científicos e técnicos para guiar e controlar sistemas de IA muito mais inteligentes do que nós’.
No entanto, o executivo mencionou na sexta-feira (17) que nos últimos meses a operação estava se deteriorando e que a equipe estava enfrentando desafios. ‘Estava se tornando cada vez mais complicado conduzir essa pesquisa crucial’, afirmou ele no X, acrescentando que quinta-feira (16) foi seu último dia na startup. ‘Desenvolver máquinas mais inteligentes que os humanos é uma tarefa desafiadora’, ressaltou Leike, destacando a complexidade e os riscos inerentes a esse processo inapplicável.
OpenAI: Mudanças na Liderança e Processos de Segurança
Nos últimos anos, a cultura e os processos de segurança na OpenAI ficaram em segundo plano em relação aos produtos brilhantes. Ontem marcou o último dia de Jan Leike como chefe de alinhamento, líder de superalinhamento e executivo na OpenAI. Sua saída ocorre em meio a uma mudança mais ampla na liderança da empresa.
A renúncia de Leike segue a saída do cofundador e cientista-chefe da empresa, Ilya Sutskever, que deixou a empresa na terça-feira (14). Sutskever desempenhou um papel crucial na liderança da equipe de superalinhamento. Ele mencionou estar envolvido em um novo projeto significativo, cujos detalhes serão compartilhados no momento apropriado.
A saída de Sutskever levanta questões sobre o conselho da OpenAI em relação ao CEO, Sam Altman. No ano passado, Sutskever votou pela destituição de Altman, desencadeando uma série de eventos que culminaram na rápida reversão da decisão e retorno de Altman ao cargo, com o apoio da Microsoft.
A CNN descobriu que Sutskever expressou preocupações sobre a abordagem de Altman em relação à IA, alegando pressão excessiva para avançar rápido demais. Após a demissão de Altman, Sutskever surpreendeu ao pedir a renúncia de todo o conselho e o retorno do CEO.
A disponibilização do modelo de IA mais poderoso da OpenAI, o GPT-4o, gratuitamente ao público através do ChatGPT, coincide com as mudanças na liderança da empresa. Esta tecnologia promete transformar o ChatGPT em um assistente pessoal digital capaz de manter conversas em tempo real.
Leike expressou preocupações sobre a preparação para as próximas gerações de modelos de IA, destacando a importância da segurança, monitoramento, preparação, proteção, robustez adversária, superalinhamento e outros tópicos relacionados. A OpenAI reiterou seu compromisso com a segurança em resposta às declarações de Leike.
A contribuição de Leike para a pesquisa de alinhamento e cultura de segurança na OpenAI foi reconhecida e apreciada. A empresa enfrenta desafios contínuos em relação ao desenvolvimento e lançamento de tecnologias de IA, enquanto busca manter o equilíbrio entre inovação e segurança.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo