ouça este conteúdo
Com os resultados, candidatos têm opportunity de participar do Sisu, Prouni, Fies e vagas em instituições portuguesas. Inscrições até 7/6.
O candidato que realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem a chance de se candidatar a diferentes processos seletivos para ingresso no ensino superior no Brasil. Através da pontuação obtida no ENEM, os participantes podem pleitear vagas em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e também em instituições de ensino privadas.
Além disso, o ENEM é uma importante ferramenta do Ensino Médio Nacional, contribuindo para a avaliação do desempenho dos estudantes ao final dessa etapa educacional. Com a realização do ENEM, os jovens têm a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e competências, preparando-se para o ingresso no ensino superior e para futuros desafios acadêmicos e profissionais.
ENEM: Oportunidades de Acesso ao Ensino Médio Nacional
Além disso, é possível participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira como funciona cada seleção: O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior de todo o Brasil. Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o participante pode concorrer a essas vagas.
O Prouni possibilita ao estudante que realizou o exame ter acesso a bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em faculdades e universidades privadas. Pode concorrer ao benefício integral o estudante que tem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. No caso da bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Já o Fies oferece o financiamento de cursos em instituições particulares a juros reduzidos. O programa também utiliza as notas do ENEM para selecionar os beneficiados. A escala de financiamento varia de acordo com a renda familiar da pessoa. Instituições portuguesas – Para quem deseja estudar no exterior, o ENEM pode ser uma alternativa.
Convênios firmados entre o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e instituições portuguesas garantem acesso facilitado às notas dos interessados em cursar a educação superior em Portugal. Pé-de-Meia – Realizar o ENEM também é um dos critérios para receber o incentivo de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC). O programa é destinado à permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.
Nesse contexto, ele oferece incentivos relacionados à matrícula, frequência, conclusão e participação em exames educacionais, entre outros fatores a serem considerados. Participar do ENEM é um dos critérios para ter acesso a uma das parcelas do benefício. ENEM 2024 – Para aproveitar essas oportunidades, o interessado deve realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio 2024 até sexta-feira, 7 de junho (prazo que vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social).
Após a realização da inscrição, a Página do Participante gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa de R$ 85 por quem não teve a isenção aprovada. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do gov.br. Saiba mais sobre o ENEM Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo