Dia Nacional de Controle de Condições Crônicas: Atenção Farmácia Popular relançado, ações prevenção investido tratamento pessoas colesterol.
No Dia Nacional de Conscientização sobre o Colesterol, celebrado nesta quinta-feira (8), o Ministério da Saúde destaca a relevância de manter o controle do colesterol, um dos principais elementos associados às doenças cardiovasculares.
É fundamental estar atento aos níveis de colesterol e gordura no sangue, adotando hábitos saudáveis para prevenir complicações futuras. A prevenção é a chave para manter a saúde em dia e evitar problemas relacionados ao colesterol elevado.
Dia Nacional do Controle do Colesterol
De acordo com as informações divulgadas, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, resultando em mais de 350 mil óbitos anualmente, com uma média de aproximadamente 210 mil mortes por ano. Cerca de 14% da população brasileira com 18 anos ou mais relataram ter colesterol elevado, conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2019).
Aline Xavier, coordenadora-Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde, ressalta a importância dos cuidados necessários para controlar o colesterol alto e promover qualidade de vida. Xavier destaca a necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada. É fundamental reduzir o consumo de alimentos gordurosos e optar por alimentos naturais e minimamente processados, como cereais integrais, frutas, legumes e verduras. Além disso, cessar o tabagismo e evitar o consumo excessivo de álcool são estratégias eficazes para melhorar a saúde das pessoas com colesterol elevado.
Além das ações de prevenção, o Ministério da Saúde tem investido no tratamento das pessoas com colesterol alto. Uma das iniciativas é a distribuição de medicamentos através do Farmácia Popular, um programa importante que beneficia milhões de brasileiros. O Farmácia Popular foi relançado em 2023 pelo presidente Lula, incluindo novos medicamentos gratuitos, como para osteoporose e anticoncepcionais. Desde julho, a população pode retirar gratuitamente remédios para colesterol alto, além de outras condições.
Com a ampliação do Farmácia Popular anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, mais de um milhão e meio de pessoas já tiveram acesso a medicamentos para colesterol gratuitamente. Apenas no primeiro mês de ampliação, o ministério investiu R$ 8,9 milhões na aquisição dos medicamentos disponíveis em farmácias credenciadas em todo o país.
O Ministério da Saúde, por meio de repasses financeiros, também disponibiliza os fármacos na atenção especializada e básica de saúde, incluindo sinvastatina, atorvastatina cálcica, ciprofibrato, genfibrozila, bezafibrato, fenofibrato, pravastatina sódica, etofibrato e ácido nicotínico.
Como parte das ações de prevenção, o Ministério da Saúde conta com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Esse sistema, juntamente com outros inquéritos, como os domiciliares e os voltados para a população escolar, auxilia na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como o colesterol alto. Conhecer a situação de saúde da população é essencial para planejar ações que reduzam a incidência e a gravidade dessas doenças, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo