Disciplina na infância influencia decisões adulta. Autocrl é fundamento positivo com filhos.
A aprendizagem do autocontrole é crucial para o desenvolvimento dos pequenos, pois ajuda a desenvolver a autodisciplina e a responsabilidade, essenciais para a construção de um futuro próspero. A psicóloga Úrsula Perona reforça a importância da disciplina durante o processo educacional, destacando a necessidade de ensinar conceitos como autocontrole, regras e limites, mesmo em uma abordagem de educação gentil.
A autodisciplina e a responsabilidade são ferramentas fundamentais para os jovens, pois ajudam a construir um futuro promissor. A disciplina não precisa ser algo rígido ou opressor, mas sim uma ferramenta que ensine a importância do autocontrole e da responsabilidade. A educadora Úrsula Perona destaca a importância de ensinar conceitos como autocontrole e regras, mesmo em uma abordagem de educação gentil. Autocontrole e responsabilidade são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.
Autocontrole: o Peso de uma Infância Sem Disciplina
Aos olhos de Lucie Cluver, professora de serviço social para crianças e famílias da Universidade de Oxford na Unicef, a disciplina positiva pode transformar relacionamentos entre pais e filhos em experiências enriquecedoras, ao mesmo tempo em que ensina habilidades preciadas como responsabilidade, cooperação e autodisciplina. Mas o que acontece quando essa disciplina ausenta-se da vida de uma criança? A psicologia oferece algumas respostas claras.
Rotinas Desorganizadas: o Desafio de Criar Estruturas
A rotina é um dos principais aliados da disciplina e da responsabilidade. Ao fornecer estrutura e previsibilidade, ajuda as crianças a se adaptar ao mundo ao seu redor. É por isso que as escolas adotam horários definidos. No entanto, quando a disciplina é ausente desde a infância, é comum que a criação e a manutenção de novas rotinas sejam um desafio significativo ao longo da vida. Iniciar e manter um horário regular de sono ou gerenciar as horas de trabalho podem se tornar tarefas hercúleas. Isso pode levar a estresse, pois a falta de organização tende a favorecer o surgimento desse problema. A disciplina ajuda as crianças a aprender a gerenciar o tempo de forma eficaz, habilidade que será fundamental em sua vida adulta.
Impulsividade: o Ponto de Partida da Falta de Autocontrole
Crescer sem regras pode parecer um sonho para uma criança, mas à medida que ela se torna adulta, a falta de estrutura e de limites que ela teve na infância pode se transformar em dificuldades de autocontrole. A disciplina ajuda as crianças a gerenciar seus impulsos e a aprender sobre gratificação atrasada, o que lhes trará grandes benefícios em sua futura carreira. O autocontrole é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa pode desenvolver, pois permite que ela iniba comportamentos impulsivos em busca de uma recompensa ou benefício maior no futuro. Isso é estudado pelo psicólogo Walter Mischel no famoso estudo chamado ‘teste do marshmallow de Stanford’. Se a pessoa não teve a oportunidade de aprender disciplina e autocontrole na infância, é provável que sucumba aos prazeres imediatos, encontre dificuldade em estabelecer e alcançar metas de longo prazo e tenha problemas para se comprometer com suas responsabilidades.
Procrastinação: O Obstáculo ao Crescimento Pessoal
Embora nem todos os comportamentos mencionados sejam exclusivos de uma educação indisciplinada, existe uma ligação significativa entre a falta de disciplina e a procrastinação. A procrastinação está intimamente relacionada à biologia do nosso cérebro, mas também às nossas emoções. A maneira como lidamos com nossas emoções pode afetar nossa capacidade de autocontrole, pois os centros emocionais do nosso cérebro podem, de fato, interferir na nossa capacidade de disciplina. Isso é explicado pelo professor Tim Pychyl, especialista em procrastinação, que destaca que a procrastinação tem mais a ver com a maneira como lidamos com nossas emoções do que com a administração do tempo em si. Se uma pessoa não aprendeu a gerenciar suas emoções e a controlar seus impulsos, ela pode enfrentar dificuldades em lidar com os desafios da vida.
A Aceitação de Responsabilidades: o Peso da Infância Desdisciplinada
A disciplina nos ensina que nossas ações ou omissões têm consequências. Quando isso não faz parte da infância, o conceito de responsabilidade também fica comprometido. A responsabilidade é uma habilidade fundamental que permite a uma pessoa administrar suas próprias ações e consequências, sendo capaz de se comprometer com suas responsabilidades e seguir as regras e limites estabelecidos. Se essa habilidade não foi desenvolvida na infância, pode ser um desafio para se aceitar responsabilidades em vida adulta, pois a pessoa pode se sentir desconfortável com a ideia de gerenciar suas próprias ações e consequências.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo