Pesquisadores descobrem técnicas de atletas de alto nível para desenvolver mentalidade vencedora com treinamentos mentais, físicos e esportivos.
Os atletas olímpicos dedicaram anos de esforço e dedicação para conquistar o sonho de se destacar no cenário esportivo internacional. Com treinos intensos e uma rotina rigorosa, eles se preparam para competir em alto nível e representar seu país da melhor forma possível. A jornada de um atleta é repleta de desafios e superações, exigindo não apenas força física, mas também determinação e foco. solução
Além disso, a preparação de um atleta vai muito além do aspecto físico. Os desportistas também investem na saúde mental e no desenvolvimento de habilidades psicológicas para lidar com a pressão das competições. A mente de um competidor é uma ferramenta poderosa, capaz de influenciar diretamente seu desempenho nas provas. Manter o equilíbrio entre corpo e mente é essencial para alcançar o sucesso nos esportes de alto rendimento.
Como cuidar da saúde mental dos atletas de forma rápida e eficaz
Você tem que nutrir seu cérebro e cuidar dele’, diz o psicólogo Jeff Brown, professor clínico assistente da Harvard Medical School e coautor de ‘The Winner’s Brain: 8 Strategies Great Minds Use to Achieve Success’ (‘O Cérebro Vencedor: 8 Estratégias que Grandes Mentes Usam para Alcançar o Sucesso’, em tradução livre). Música atrapalha ou ajuda no rendimento esportivo? Entenda. Testes genéticos podem ser úteis na preparação esportiva de atletas. Em qual idade atletas olímpicos atingem o auge? Estudo responde.
‘Você precisa alimentá-lo com boas gorduras, como ômega-3. Seu cérebro tem um peso de 1,3 kg que você não quer perder’, afirma Brown, que é psicólogo esportivo da Maratona de Boston. ‘Você precisa movê-lo — a função cerebral melhora se você estiver em movimento. Isso é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro’, diz o especialista. ‘Você precisa dormir — o sono é crítico para a consolidação da memória e aprendizado.’
Força mental, foco e resiliência não vêm sem esforço, mesmo para os melhores atletas do mundo. Pesquisadores estudam os atletas olímpicos há décadas e descobriram que eles compartilham alguns traços, hábitos e qualidades comuns que você também pode usar para desenvolver uma mentalidade vencedora. Veja o estresse como positivo.
Muitos atletas olímpicos, especialmente os extremamente bem-sucedidos, veem o estresse como um desafio em vez de algo que eles deveriam temer, diz o psicólogo esportivo Dan Gould, ex-diretor do Instituto para o Estudo dos Esportes Juvenis e professor emérito de cinesiologia na Michigan State University. ‘Chamamos isso de mentalidade de estresse ou sua visão de mundo sobre o estresse’, afirma Gould, que já foi consultor do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e da Associação de Tênis dos Estados Unidos. Ele estuda os atletas olímpicos há décadas.
‘Pesquisas com nadadores de alto nível na Inglaterra, todos capazes, mostraram que os nadadores que tiveram o melhor desempenho viam o estresse como mais facilitador do que debilitante’, diz o especialista. ‘Qualquer atleta de elite sabe que haverá pressão, e os principais atletas aprenderam a vê-la como um desafio, seja por tentativa e erro ou trabalhando em treinamentos mentais, como permanecer no presente. Isso tem muitas implicações para todos’, afirma.
Um experimento famoso publicado em um relatório de janeiro de 1998 analisou como as pessoas viam o estresse e descobriu que o risco de morte prematura aumentou em 43% para aqueles que viam o estresse de forma negativa. Aqueles que viam o estresse como positivo tinham o menor risco de morte de todos no estudo, até menor do que pessoas que relatavam muito pouco estresse. ‘Os pesquisadores concluíram que não era o estresse que estava matando as pessoas. Era a combinação de estresse e a crença de que o estresse é prejudicial’, diz a psicóloga Kelly McGonigal em uma entrevista anterior à CNN internacional. ‘Os pesquisadores estimaram que, ao longo dos oito anos em que conduziram seu estudo, 182 mil americanos.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo