O naturismo busca a liberdade e conexão com a natureza através da nudez, com o Brasil tendo oito praias oficiais para essa prática do nudismo em locais autorizados.
(FOLHAPRESS) – Muitas pessoas ainda se sentem desconfortáveis ao experimentar o nudismo pela primeira vez. Porém, para os adeptos do estilo de vida nudista, essa prática é totalmente natural e libertadora, trazendo uma conexão única com a natureza. As praias de nudismo continuam atraindo turistas do mundo todo em busca de uma experiência autêntica e sem barreiras.
Para os amantes do naturismo, a nudez é vista como uma forma de aceitar o próprio corpo e se sentir mais próximo do ambiente ao redor. A prática do nudismo pode promover a autoaceitação e a liberdade de expressão, proporcionando momentos de relaxamento e comunhão com a natureza. A exploração de novos destinos nudistas pode ser uma oportunidade única de conectar-se consigo mesmo e com os outros de uma forma genuína.
Explorando a filosofia do naturismo
O naturismo representa uma busca pela liberdade e uma conexão íntima com a natureza por meio da nudez. Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, atualmente, o país conta com oito praias oficiais onde é possível desfrutar dessa experiência. Recentemente, os praticantes do naturismo entraram na mira em Santa Catarina.
A praia da Galheta, em Florianópolis, decidiu combater a presença dessas pessoas com fiscais e até com uso de drones. Mas não pense que não há regras no naturismo. Muito pelo contrário: por serem espaços autorizados, a cada visita, o turista precisa seguir normas e recomendações específicas.
Em Tambaba, na Paraíba, um dos lugares mais famosos para ficar sem roupa, é proibida a entrada de homens desacompanhados.
Também não é permitido praticar ato sexual no local, entre outras orientações. Se você pretende explorar algumas dessas praias na sua próxima viagem, veja a seguir quais são as principais no Brasil e no mundo
Locais autorizados para a prática do nudismo
Praias nudistas nacionaisPRAIA DO PINHO (SC)Localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, é considerada a primeira praia de nudismo do Brasil.
Ela foi reconhecida em 1988 e tem aproximadamente 500 metros de extensão. O local conta com mar calmo, areia grossa e um ambiente familiar, proporcionando um destino popular entre os adeptos do naturismo há mais de três décadas.
PRAIA DE TAMBABA (PB)Localizada em Conde, na Paraíba, é conhecida por suas falésias e águas cristalinas.
A praia é dividida em duas áreas: uma para naturistas e outra para visitantes vestidos. Ao chegar lá, o turista pode escolher qual lado deseja ficar. A grande curiosidade é que o espaço destinado às pessoas com roupa tem menor faixa de areia.
Dessa forma, quem opta pela área naturista aproveita um pouco mais da praia. Ao entrar na parte de nudismo, o visitante topa com uma placa com as regras do local e recomendações. E, é claro, é obrigatório tirar a roupa logo no início da praia
Mais opções para a prática do nudismo no Brasil
PRAIA DO ABRICÓ (RJ) Próxima ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro, oferece um refúgio tranquilo para os naturistas em meio à agitação da cidade. Ela é bem pequena, com 250 metros de extensão.
Cercada pela vegetação da Reserva Biológica de Grumari, o lugar é quase um santuário para aqueles que buscam se reconectar com a natureza. E, diferentemente de outras praias nudistas, ela pode receber homens desacompanhados, e até crianças.
PRAIA DE MASSARANDUPIÓ (BA) Situada no litoral norte da Bahia, a 93 quilômetros da capital Salvador, é famosa por suas extensas dunas e coqueiros. Criado em 1999, o local também tem regras semelhantes à praia de Tambaba, e não é permitido ficar sem roupa em toda a praia -somente em uma faixa de dois quilômetros. A comunidade naturista da região é ativa e acolhedora, organizando eventos e atividades para os visitantes que desejam explorar o lugar.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo