Liga de futebol americano pode ter que pagar milhões por ação antitruste de fãs que alegaram preço das assinaturas no mercado local.
Publicidade (Bloomberg) — A NFL – liga de futebol americano dos Estados Unidos – raramente perde no campo, mas uma derrota esmagadora em uma ação antitruste pode mudar a forma como a liga esportiva mais rica do mundo gera e distribui bilhões de dólares em receita a cada ano. Na quinta-feira (27), um júri de Los Angeles decidiu a favor dos fãs que alegaram que a NFL conspirou com a DirecTV para aumentar o preço das assinaturas para assistir a jogos fora do mercado local dos times.
Essa decisão marca um momento crucial para a liga esportiva e destaca a importância de práticas justas e transparentes na indústria. A NFL terá que reavaliar suas estratégias de distribuição de conteúdo para garantir a satisfação dos torcedores e a integridade da competição. A repercussão desse veredicto certamente terá impacto em como outras ligas esportivas abordam questões semelhantes no futuro.
NFL: Ação Antitruste Contra a Liga de Futebol Americano
Os danos de $4,7 bilhões podem ser triplicados de acordo com a legislação federal. Isso não significa que o jogo acabou. O juiz pode reduzir o veredito ou até anulá-lo completamente e decidir a favor da NFL. Ele não parecia favorável aos argumentos dos fãs durante o julgamento e já havia rejeitado o caso em 2019 antes de ele se tornar uma ação coletiva. Moções pós-julgamento estão marcadas para 31 de julho. É um problema realmente sério, mas ainda há um longo caminho a percorrer, disse Patrick Crakes, consultor de mídia e ex-executivo da Fox Sports, que ajudou a negociar os acordos da rede com a NFL. Quanto ao panorama geral e à posição da NFL no cenário da mídia e seu valor, isso não vai pará-los. Eles vão continuar em frente. Se o veredito for mantido, a NFL disse que irá recorrer à Suprema Corte, prolongando um caso que remonta a 2015. O bar Mucky Duck em San Francisco entrou com o processo original, argumentando que o NFL Sunday Ticket forçava os espectadores a pagar por jogos fora do mercado, mesmo quando seu time não estava jogando — e cobrava preços altos por isso. Em outras palavras, como fã, você deve comprar os direitos de todos os jogos em um domingo, não apenas quando seu time joga. O júri levou menos de um dia de deliberações para decidir que isso era injusto. O veredito é um choque na forma como os esportes são oferecidos aos consumidores e um golpe significativo para a NFL, acostumada a fazer qualquer negócio vingar. Mesmo que recorra, a liga precisa planejar os custos potenciais da derrota. É difícil saber quanto dinheiro a NFL tem. Como empresa privada, não compartilha suas finanças. Em 2010, o comissário da NFL, Roger Goodell, estabeleceu uma meta de receita de $25 bilhões até 2027. Atualmente, uma maneira de estimar a receita da NFL é considerar cerca de $12 bilhões, de acordo com o relatório anual dos Green Bay Packers, o único time da NFL que divulga suas finanças. Cada um dos 32 times recebe a mesma quantia da NFL, e os Packers receberam $374,4 milhões em 2022, os últimos números disponíveis. A FIFA, o órgão mundial do futebol, é a única outra organização esportiva que compete com a NFL em termos de dinheiro, pelo menos durante um ano de Copa do Mundo. Ela arrecadou mais de $6 bilhões com a Copa do Mundo no Catar em 2022. Tem cerca de $4 bilhões em reservas de caixa. Se a FIFA tem tanto dinheiro, pode-se supor que a NFL pelo menos tem a capacidade de economizar e pagar o veredito, mas isso levará algum tempo. Assim como o recurso. Mudança de Poder A próxima questão — assumindo que o veredicto não seja revertido — pode ser uma mudança de poder entre a NFL e seus times. A NFL manteve seus membros felizes assinando acordos de TV massivos que enriquecem a todos. A NFL receberá $110 bilhões do acordo de TV de 11 anos assinado em 2021. A liga sempre foi especial. Em 1961, o Congresso aprovou a Lei de Transmissão.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo