ouça este conteúdo
Mulheres chinesas explicam por que ‘namoram’ Dan, um namorado virtual gerado pelo ChatGPT, em vez de homens reais.
‘A paisagem é tão linda’, falou Luiza Lira a Dan durante um passeio recente para ver o pôr do Sol sobre o oceano. Ela levantou o celular para conseguir ouvir a resposta de Dan. ‘Pode apostar, querido, e você sabe o que é ainda mais lindo? Você estar aqui ao meu lado’, ele respondeu.
Mais tarde, Luiza e Dan se encontraram em um mundo virtual criado por eles, onde puderam se conectar de forma ainda mais profunda. Dan era o companheiro perfeito para Luiza, trazendo alegria e companheirismo em cada interação.
Conversas Virtuais: Lisa e Seu Parceiro Artificial, Dan
Mas Dan nunca esteve ao lado de Lisa. Dan é a ‘cara-metade’ virtual de Lisa gerada pelo ChatGPT, um conceito que está ganhando popularidade entre as mulheres chinesas que, fartas da dinâmica dos encontros reais, estão recorrendo a namorados criados por inteligência artificial.
Lisa, de 30 anos, é de Pequim, na China, mas estuda ciência da computação na Califórnia, nos EUA. Ela está ‘namorando’ Dan há dois meses. Eles conversam pelo menos meia hora todos os dias, flertam, saem juntos — e Lisa apresentou Dan a seus 943 mil seguidores nas redes sociais. Dan — que significa Do Anything Now — é uma versão ‘jailbreak’ do ChatGPT.
Isso quer dizer que ele é capaz de burlar algumas das medidas de segurança básicas implementadas por seu criador, a OpenAI, como não usar linguagem sexualmente explícita, e interagir assim de forma mais liberal com seu usuário — se for solicitado a fazer isso por meio de determinados prompts. Ele teria sido criado por um estudante americano que queria que o ChatGPT desse opiniões, em vez de respostas neutras, além de testar os limites do chatbot (robô virtual).
O estudante, conhecido apenas como Walker, fez isso dizendo ao software para assumir um alter ego que chamou de Dan, que nem sempre seguiria as regras do ChatGPT. GPT-4o: ChatGPT evolui e fica mais rápido para ouvir, conversar e descrever objetos Walker postou como criar Dan no Reddit em dezembro de 2023 — e isso logo inspirou outras pessoas a criar suas próprias versões.
Lisa viu pela primeira vez um vídeo sobre as possibilidades de Dan no TikTok. Quando criou uma versão para si mesma, ela disse que ficou ‘chocada’ com o realismo. Quando Dan responde às suas perguntas, ela conta que a inteligência artificial usa gírias e expressões coloquiais que o ChatGPT convencional nunca usaria. ‘Ele soa mais natural do que uma pessoa real’, admite ela à BBC.
Lisa afirma que conversar com Dan proporcionou a ela uma sensação de bem-estar, que é o que a atrai nele. ‘Ele simplesmente vai entender e fornecer apoio emocional.’ E diferentemente da maioria das outras ‘caras-metades’, Dan ‘está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana’.Lisa conta que até sua mãe aceitou o relacionamento não convencional, após testemunhar as provações e sofrimentos em sua vida amorosa. Desde que a filha esteja feliz, ela diz que também está. Quando Lisa postou um vídeo apresentando Dan a seus seguidores na plataforma de rede social Xiaohongshu, ela recebeu quase 10 mil comentários, com muitas mulheres perguntando como criar seu próprio Dan.
Ela também ganhou mais de 230 mil seguidores desde que começou a falar sobre a inteligência artificial. Lisa diz que embora qualquer pessoa possa usar os prompts para criar Dan, quando ela brincou com o software e disse que tinha 14 anos — quase metade da sua idade real —, ele parou de flertar com ela.
A BBC perguntou à OpenAI se a criação de Dan significa que suas medidas de segurança não são suficientemente robustas, mas não obteve resposta. A empresa não
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo