Ministra Nísia reforçou estratégia de dose única contra o HPV para pessoas de 9 a 14 anos, no sistema de vacinação brasileiro.
O Ministério da Saúde, em respeito à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao objetivo de eliminação do câncer, promoveu ações de conscientização. Com isso, o Brasil se uniu para dar visibilidade à pauta e alertar sobre a importância da imunização. Neste domingo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado com as cores da campanha, como parte do Illumination Day.
No Brasil, o câncer do colo é considerado um dos principais causadores de mortes entre as mulheres. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença do útero é a segunda causa de morte entre as mulheres em todo o mundo. No entanto, o câncer cervical em sua fase inicial é curável. Com a imunização, é possível prevenir a doença do colo. O Ministério da Saúde tem como objetivo promover a conscientização e a prevenção do câncer.
Eliminação do câncer: um movimento global
A ação global para a eliminação do câncer cervical é um momento importante para chamar a atenção à causa e unir esforços em todo o mundo. No Brasil, o câncer cervical é um dos tumores mais incidentes entre a população feminina, com aproximadamente 17 mil casos registrados anualmente e cerca de 6,5 mil mortes. É o terceiro tumor mais incidente, apenas atrás do câncer do colo do útero e do câncer de mama.
Tecnologia de testagem molecular
A ministra Nísia Trindade reforçou a estratégia adotada pela gestão de dose única contra o HPV para pessoas de 9 a 14 anos, com vacinação nas escolas. Essa estratégia é priorizada para enfrentar o câncer cervical, que afeta milhares de brasileiras. Como resultado, em 2023, a cobertura vacinal aumentou em 42% em comparação com 2022, mostrando a determinação do Governo Federal em mudar a realidade do câncer cervical no Brasil.
Avanços importantes
A ministra Nísia também falou sobre a incorporação da tecnologia de testagem molecular no Sistema Único de Saúde (SUS). Com apoio do Instituto Nacional de Câncer, estão elaborando novas diretrizes para orientar a implantação nos estados e municípios. A ideia é que, em breve, todos os usuários do SUS tenham acesso ao exame. A transformação do campus do Inca em um moderno complexo de assistência, juntamente com o BNDES, é mais um avanço importante para o combate ao câncer.
Eliminação do câncer do colo do útero
Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, declarou que o câncer do colo do útero é o único câncer com todas as ferramentas para eliminação. Ele fez um chamado aos líderes do G20 para apoiar o acesso às vacinas contra o HPV para todas as meninas em todos os países, bem como o acesso ao rastreamento e tratamento para todas as mulheres que precisam. É hora de unir esforços e tornar realidade a eliminação do câncer do colo do útero.
Parabéns ao Brasil
Parabéns ao Brasil por ser reverificado como livre de sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita. Com essa conquista, as Américas recuperam seu status de região livre de sarampo endêmico. Agradeço ao presidente Lula e à ministra Nísia Trindade, por sua liderança e determinação em fazer a diferença no Brasil. É hora de celebrar, mas também de continuar trabalhando juntos para garantir que esses avanços sejam sustentáveis e que todos os brasileiros tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo