Aumento é registrado entre crianças e adultos. Taxa de testes em Unidades de Pronto Atendimento e Laboratório Central do Sistema de Informação do Sistema Estadual de Regulação.
A segunda semana consecutiva de aumento nos casos de Covid-19 no Rio de Janeiro é um sinal de alerta para as autoridades de saúde. Embora os dados do Panorama Covid-19 mostrem uma desaceleração da taxa de crescimento em relação aos percentuais registrados na semana anterior, é fundamental manter a vigilância e tomar medidas preventivas para evitar a propagação da doença.
A Covid-19, uma doença respiratória causada pelo Coronavírus, continua a ser uma ameaça à saúde pública. A infecção viral pode levar a complicações graves, especialmente em pessoas com condições pré-existentes. É essencial que a população continue a seguir as recomendações de saúde, como o uso de máscaras, a higiene frequente das mãos e a manutenção da distância social, para evitar a propagação da doença e proteger a si e aos outros. A prevenção é a melhor arma contra a Covid-19.
Atualização sobre a Situação da Covid-19
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na terça-feira (10), a taxa de testes positivos para a Covid-19 em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública continua em alta, passando de 3% para 9% no caso de testes PCR. Já em relação ao teste rápido de antígeno, o aumento foi de 4% para 8%. Em contrapartida, houve uma queda nos resultados de testes rápidos em laboratórios da rede privada, de 7% para 5%. A maioria das amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) é positiva para rinovírus e Covid-19, uma doença respiratória causada por uma infecção viral.
Atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento
Os atendimentos de crianças com sintomas de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aumentaram 32% nas últimas semanas, passando de 731 casos para 966. Além disso, houve uma elevação de 17% nos atendimentos de adultos. Esses dados refletem a importância de manter a vigilância epidemiológica e a realização de testes para detectar a Covid-19 e outras doenças respiratórias.
Fontes de Dados
O Panorama Covid-19 utiliza como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames feitos pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, também são registrados os dados enviados pela rede Dasa realizados em laboratórios privados, o que ajuda a monitorar a taxa de infecção viral e a doença respiratória causada pelo Coronavírus.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo